Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194
Abstract
BARBOSA, Carlos Soares and MADEIRA, Filipe Cavalcanti. PRIVATIZAÇÃO DO CURRÍCULO E FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO JUVENIL: UMA ANÁLISE DO ENSINO MÉDIO DE TEMPO INTEGRAL NA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.70, pp.175-196. Epub Aug 29, 2023. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p175-196.
O objetivo deste texto é refletir sobre a reforma empresarial e o processo de privatização do currículo, por meio de seus institutos e fundações, que ocorre por dentro da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ). Trata-se de pesquisa documental, fundamentada teóricometodologicamente no materialismo histórico e dialético, que constituiu como corpus empírico o Programa de Educação Integral do Estado do Rio de Janeiro, a partir da especificidade do Ensino Médio em Tempo Integral com Ênfase em Empreendedorismo Aplicado ao Mundo do Trabalho. Os resultados indicam que a rede serviu como “laboratório” da atual reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), dado os vínculos entre a organização curricular instituída e os arranjos curriculares desenvolvidos na rede, sob forte influência do Instituto Ayrton Senna, além de sinalizar as finalidades implícitas do estímulo ao empreendedorismo na atual fase do regime de acumulação flexível e o real significado do empreendedorismo na especificidade histórica brasileira.
Keywords : ensino médio; currículo; privatização; empreendedorismo.