Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194
Abstract
FARIAS, Isabel Maria Sabino de; CUNHA, Marcel Lima and GUIMARAES, Marília Duarte. APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM PESQUISAS ORIGINÁRIAS DE PUBLICAÇÕES DE PAÍSES DE LÍNGUA INGLESA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.105-125. Epub Apr 22, 2024. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p105-125.
Aprendizagem da docência é um conceito que, no Brasil, possui expressiva difusão na área da educação, tematizado sobretudo com esteio em referências ibéricas. Argumenta-se que o debate nacional carece de pesquisas advindas de países de língua inglesa. Questionamos: o que se produz sobre aprendizagem da docência em países de língua inglesa? Quais as principais referências desse debate nesses contextos? A produção científica desses países é escassa quando se trata dessa temática? Em busca de pistas elucidativas para essas indagações, realizamos uma revisão sistemática na base de dados ERIC, com o objetivo de mapear as produções sobre aprendizagem da docência advindas de países de língua inglesa. Os resultados apontam a existência de um importante debate relacionado ao assunto em países de língua inglesa, com significativa atenção para professores iniciantes. Utilizando apenas a palavra-chave Learning to teach associada ao descritor Beginning teacher chegamos a 24 Educação e aprendizagem da docências revisados por pares. Há necessidade de conhecermos mais detalhadamente a produção dos países de língua inglesa, identificando aproximações e distanciamentos em relação à produção brasileira.
Keywords : aprendizagem da docência; pesquisas em língua inglesa; revisão sistemática; professores iniciantes.