SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue71TEACHING LEARNING AND PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF EARLY EDUCATION TEACHERS: TEACHING AND LEARNING IN FOCUSTEACHING LEARNING BY TEACHER TRAINERS: DUE TO THE EDUCATIONAL PRACTICE AT UNIPÚNGUÈ/MANICA IN MOZAMBIQUE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

IVO, Felipe Cavalcanti; BARBOSA, Maria das Graças da Cruz  and  CARVALHO, Maria Elizete Guimarães. MEMORIAL ACADÊMICO, EXPERIÊNCIA MONITORIAL E APRENDIZAGEM DOCENTE (2013-2016). Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.164-182.  Epub Apr 22, 2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p164-182.

Este trabalho é vinculado à História e à Memória, objetivando refletir acerca dos processos formativos da docência constituídos e/ou (re)elaborados no decorrer do exercício monitorial nas disciplinas de História da Educação/CE/UFPB, entre 2013 e 2016. Os suportes teóricos perpassam a História do Tempo Presente, a Memória e as Representações Sociais. Tendo a escrita de si por método de pesquisa, analisa-se um memorial acadêmico, dialogando com autores como David (2012) e Nóvoa (2013), entre outros, em um processo de releitura sobre a Monitoria, espaço de constituição de identidade professoral, construída na práxis (ação-reflexão-ação). Os resultados indicam o exercício monitorial como elemento pedagógico constitutivo dos sujeitos em formação, concluindo-se que a experiência monitorial fortalece a tríade ensino-pesquisa-extensão e o memorial acadêmico é uma fonte histórica configuradora da docência e da escrita de si.

Keywords : História; Memória; Formação Docente; Monitoria.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )