SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue71(RE)VIEWING THE CONTINUOUS TRAINING OF TEACHERS AND THE ALGEBRAIC THINKING IN THE EARLY YEARSFROM PROFESSIONAL INSERTION TO TEACHER’S PERSEVERANCE: TRAJECTORIES OF TEACHERS FROM THE FEDERAL DISTRICT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

CAVALCANTE, Maria Mikaele da Silva; GURGEL, Iure Coutre  and  MENDONCA, Luciana de Oliveira Souza. QUAIS OS DESAFIOS DO INÍCIO NA DOCÊNCIA? ESTUDO COM PROFESSORES DO CEARÁ. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.71, pp.274-286.  Epub Apr 22, 2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n71.p274-286.

Este Educação e aprendizagem da docência versa sobre os desafios docentes de professores iniciantes cearenses. O objetivo desta pesquisa foi compreender os desafios dos primeiros anos de atuação como professores no contexto do Ceará. O aporte teórico foi norteado pelos referenciais de: Cruz, Farias e Hobold (2020), Garcia (2010) e André (2018). Com relação aos aspectos metodológicos, recorremos à pesquisaformação, na perspectiva de Delory-Momberger (2008). Os resultados apontam que os professores iniciantes vivem inúmeros desafios nos seus primeiros anos de docência, o que torna esse momento difícil, mas também permeado de intensas aprendizagens, sendo este um processo dinâmico, subjetivo e complexo. Esperamos com este estudo potencializar as discussões na área de formação e atuação de professores.

Keywords : Desafios da docência; professores iniciantes; Ceará.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )