SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue72SOFT MASCULINITIES IN K-DRAMA HELLO, MY TWENTIES!THE CONCEPT OF GENDER IN CONTEMPORARY BRAZILIAN ANTIFEMINIST THOUGHT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

CARDOSO, Frederico Assis; AMORIM, Marina Alves  and  SULZ, Juliana Albuquerque. “CRISE DA MASCULINIDADE”: RETÓRICAS DA OFENSIVA ANTIGÊNERO E O ANTIFEMINISMO DE ESTADO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.97-115.  Epub May 06, 2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p97-115.

Análise do discurso da “crise da masculinidade” e as maneiras como ele tem se sustentado por explicações amparadas em argumentos como a “feminização da sociedade” e a escassez de sólidos modelos masculinos. As questões centrais do trabalho partem dos referenciais teóricos dos estudos de gênero, com destaque para os estudos sobre masculinidades, e a teorização geral do feminismo. Para tanto, faz uso de conceitos como gênero, masculinidades, feminismos e antifeminismo de Estado. O principal objetivo foi buscar compreender o fenômeno da retórica da ofensiva antigênero no cenário político brasileiro atual. A estrutura do texto foi construída na forma de uma ênfase teórico-analítica orientada por uma abordagem, tanto intersubjetiva, como macrossociológica, dos fenômenos sociais investigados. O argumento central é o de que é preciso resistir aos (e superar os) agrupamentos conservadoristas responsáveis pelas constantes tentativas de efetivação do antifeminismo de Estado.

Keywords : Estudos de Gênero; Crise da Masculinidade; Ofensiva Antigênero; Antifeminismo de Estado..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )