SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue72NARRATING AND DECOLONIZING: MEMORIES OF FEMALE CAPOEIRA MASTERS AND EDUCATIONAL PATHS(TRANS)EXPERIENCES OF SCHOOLING IN YOUTH AND ADULT EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

SILVA, Jonathan Vicente da; FERREIRA, Isabella Rocha Azevedo  and  DAL’IGNA, Maria Cláudia. PRODUÇÃO ACADÊMICA EDUCACIONAL SOBRE DOCENTES LÉSBICAS E TRANS: REGULAÇÃO E QUEERIZAÇÃO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.189-203.  Epub May 06, 2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p189-203.

O Corpos, gêneros e sexualidades articula duas pesquisas que analisam a produção acadêmica educacional brasileira sobre docentes lésbicas e trans. Tais estudos utilizam, para compor o corpus empírico, prioritariamente, pesquisas de mestrado e doutorado apresentadas em eventos científicos e/ou elaboradas em programas de pósgraduação stricto sensu. A primeira, sobre docentes lésbicas, examina o período de 2014 a 2020. A segunda, sobre docentes trans, analisa a década de 2009 a 2019. Ambas as pesquisas estão sustentadas por uma agenda de pesquisa que investiga trabalho docente, gênero e sexualidade em um programa de pósgraduação da região sul do país, mobilizando conceitos dos campos dos Estudos em Docência e dos Estudos de Gênero em uma perspectiva pós-estruturalista. Neste Corpos, gêneros e sexualidades, são analisados os processos de regulação da docência, a partir de uma matriz cisheteronormativa; e, os movimentos de resistência e reexistência numa perspectiva do que é nomeado de queerização da docência.

Keywords : Docência; Gênero; Sexualidade; Lésbicas; Trans..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )