SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue72“I MADE MYSELF A RESEARCHER BEFORE I BECAME TRANS”: (RE)EXISTENCES IN THE SCIENTIFIC FIELDFOR AN AESTHETIC OF QUEER EXISTENCE?! INTUITIONS, DISSENT AND EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

CORADINI, Fábio dos Santos  and  SANTOS, Edméa Oliveira dos. ETNO(QUEER)HIPERGRAFIA: AUTORIAS TRANS NO INSTAGRAM. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.235-249.  Epub May 06, 2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p235-249.

O presente Corpos, gêneros e sexualidades tem como objetivo compreender como as autorias de pesquisadoras trans/travestis foram forjadas no Instagram, a partir de uma etno(queer)hipergrafia online, noção derivada da dissertação de mestrado de um de seus autores. O respectivo estudo, com suporte no referencial teórico dos Estudos Queer e abordagem a partir da cibercultura e da pesquisa-formação, dialoga com as questões sobre autoria e hiperescrita de si, analisando o “ser e estar” na rede. A experiência da etno(queer)hipergrafia permitiu a análise sobre uma múltipla linguagem proporcionada pela convergência das mídias no Instagram. Partimos do diálogo com as pesquisadoras trans, que habitam e não habitam o espaço acadêmico, visando a desbravar um vasto corpo de produções científicas que operam em rede e com autoria. Portanto, ao compreender a importância das autorias trans para o campo intelectual, avançamos para questões que adentram o campo da docência universitária, do fazer político e da efetivação da epistemologia trans como campo de produção do saber.

Keywords : Cibercultura; LGBTQIA+; Trans/Travestis; Autoria; Estudos Queer.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )