Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194
Abstract
SILVA, Robson Guedes da and HENNING, Paula Corrêa. POR UMA ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA QUEER?! INTUIÇÕES, DISSIDÊNCIAS E EDUCAÇÃO. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.250-265. Epub May 06, 2024. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p250-265.
O ensaio em questão busca apresentar alguns dos saberes que construíram o campo da teoria queer e discutir algumas noções que foram importantes para sua emergência como campo conceitual. O dispositivo da sexualidade de Michel Foucault e a performatividade de gênero de Judith Butler contribuíram para conformar um vasto repertório conceitual, constantemente utilizado e interrogado. A partir dessas leituras, através de procedimentos bibliográficos, intentamos debater a estética da existência em Michel Foucault e de que maneiras podemos pensá-la em articulação com o cenário contemporâneo e com os estudos queer. Percebemos que as práticas conservadoras atuais são reação ao aparecimento dos corpos queer e que suas ações visam circunscrever a violência como política de morte. Como devir, podemos pensar na resistência como caminho produtivo, fomentando outras formas de vida. Pela estética da existência queer talvez seja possível reivindicar outros modos de vida.
Keywords : Teoria queer; Gênero; Sexualidade; Educação..