SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue72IN THE BREACHES OF THE NORMS, RESISTANCES ARE WOVEN: NON-HETERONORMATIVE EXPERIENCES AT SCHOOLGENDER AND SEXUALITY OF YOUNG ASD INDIVIDUALS: A BRIEF ANALYSIS BASED ON THE PODCAST INTROVERTENDO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

MEZA, Eduardo Ramirez  and  ROSA, Marcelo Victor da. INTERGERACIONALIDADE, GÊNERO E SEXUALIDADE: (RE)EXISTÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.281-300.  Epub May 06, 2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p281-300.

Este estudo foi realizado com pessoas idosas e jovens que experimentaram a convivência em disciplinas de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para tanto, partiu-se da intergeracionalidade e das intersecções com gênero e sexualidade. Foram sujeitos da pesquisa 15 pessoas idosas e 15 jovens que responderam a um questionário com dados de perfil e que participaram de entrevista com roteiro semiestruturado. Para a análise do perfil sociológico e dos discursos, utilizou-se a abordagem interseccional construcionista e a perspectiva foucaultiana. A maior parte dos sujeitos (86,67% das pessoas idosas e 60% dos/as jovens) foi formada por mulheres cisgênero. Somente entre jovens é que foi possível encontrar pessoas pretas e a pluralidade de orientação sexual. Ainda, foram observados enunciados que articulam dispositivos de aliança e sexualidade. As reflexões oferecem contribuições para (re)pensar e lidar com os marcadores sociais da diferença, na perspectiva original da interseccionalidade: o compromisso com a justiça social.

Keywords : Universidade; Intergeracionalidade; Gênero; Sexualidade; Interseccionalidade..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )