SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue72MEMORY, EXPERIENCE, SPEECHES AND IDENTITIES IN THE CONSTITUTION OF GAYS GROUPSTHE DECOLONIAL PERSPECTIVE OF THE bODY IN THE PHYSICAL EDUCATION DEGREE AT UFRRJ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

AGUIAR, José Vicente de Souza; OLIVEIRA, Kelly Almeida de  and  MADURO, Rossini Pereira. A EDUCAÇÃO E AS CORPOREIDADES: AS RESISTÊNCIAS NAS EXISTÊNCIAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2023, vol.32, n.72, pp.351-369.  Epub May 06, 2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n72.p351-369.

A pesquisa foca a ideia de corpo-corporeidades negras, indígenas e de diferentes orientações sexuais e suas resistências-existências na trajetória de formação acadêmica. Analisa posicionamentos políticos e religiosos com relação à política de inclusão das diversidades no ensino escolar, ao mesmo tempo em que busca conhecer os entendimentos de docentes em formação na graduação sobre essa temática. A análise foi realizada à luz da filosofia da diferença, que considera as existências em suas formas de sentir, pensar, existir e ser no mundo, que não se modulam, tampouco se enquadram em modelos existentes e hegemônicos. Treze respostas não demonstraram compreensões sobre corporeidades; doze, afirmaram que o racismo, o preconceito, a violência são determinações da sociedade e nove reconhecem e os entendem como criações que podem ser transformadas. Os dados indicam a necessidade de investimentos na formação docente de maneira que esta possa expandir suas compreensões sobre essas temáticas diretamente ligadas aos direitos de existir.

Keywords : Corpo; Corporeidades; Filosofia da Diferença; Formação Docente..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )