SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue73PERSPECTIVES ON INTERNATIONALIZATION: AN ANALYSIS BASED ON EPISTEMOLOGICAL ASSUMPTIONSBRAZIL AND ITALY: ANALYSIS OF THE CONTRIBUTIONS OF PHYSICAL EDUCATION IN TEACHER EDUCATION FOR PRESCHOOL AND ELEMENTARY SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

OVIEDO, Lourdes Evangelina Zilberberg; RODRIGUES, Diego Palmeira  and  ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. DIRETRIZES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS HODIERNOS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2024, vol.33, n.73, pp.151-169.  Epub May 01, 2024. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v33.n73.p151-169.

Este Internacionalização da Educação apresentou os resultados de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, baseada na análise bibliográfica e documental, que teve por objetivo analisar as diretrizes para a Internacionalização da Educação Superior da declaração da Conferência Regional de Educação Superior de 2018 e dos documentos da Conferência Mundial de Educação Superior de 2022. A metodologia utilizada foi a histórico-crítica, que tem como meta compreender as questões educacionais inseridas no contexto histórico, tendo por base a categoria da totalidade. Entre as principais descobertas, observa-se a existência de uma dicotomia entre uma concepção humanista e solidária da internacionalização e uma visão economicista, que encontra fundamento na adopção das regras de mercado e na criação de um único ecossistema global, baseado nos princípios de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Keywords : Internacionalização da Educação Superior; Conferência Mundial de Educação Superior; Conferência Regional de Educação Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )