SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Curricular justice, Intrafamily Sexual Violence (ISV) and the right to learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

Print version ISSN 1809-3876On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

NOVAIS, Luis Eduardo Duarte  and  SILVEIRA, Nadia Dumara Ruiz. Educação humanizadora: escola na visão cristã católica e a concepção das teorias curriculares críticas. e-Curriculum [online]. 2017, vol.15, n.4, pp.1234-1266. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p1234-1266.

Este artigo, resultado de uma investigação de caráter qualitativo e exploratório, inscreve-se no contexto das reflexões pedagógicas que problematizam o significado atribuído à educação escolar na contemporaneidade, tendo em vista a crise de sentido da escola. Distinguindo-se do entendimento que limita a educação escolar a considerações de natureza estritamente tecnicista e pragmática, documentos eclesiais que tratam da visão cristã católica de educação postulam que a escola deve promover a dimensão transcendental e a alteridade de seus alunos, na sua integralidade e multiculturalidade, como forma de consolidar o sentido humanizador da educação, possibilitando o desenvolvimento da responsabilidade pessoal e social dos educandos, respaldada em princípios éticos. Esses documentos, produzidos pela Igreja Católica em diferentes momentos históricos, integraram os debates em torno da realidade educacional. Este estudo tem por objetivo analisar as concepções sobre o papel da escola, reunidas em documentos elaborados pelo órgão eclesial responsável pela educação católica após a celebração do Concílio Ecumênico Vaticano II e suas relações com teorias críticas de currículo, por meio de pesquisa bibliográfica e análise documental de textos que abordam a temática indicada e que permitem o estudo comparativo proposto.

Keywords : Educação Humanizadora; Escola e Multiculturalismo; Formação Integral; Visão Cristã Católica de Educação; Teorias Críticas de Currículo..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )