SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2FOR A PEDAGOGY OF EDUCATIONAL EVALUATION: EPISTEMOLOGICAL ASSUMPTIONS, SOCIAL TESSITURES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SILVEIRA, Nádia Dumara Ruiz  and  SILVA, Luis Fernando Lima e. APRENDIZAGENS INTERDISCIPLINARES SIGNIFICATIVAS: FILOSOFIA EM INTERLOCUÇÃO COM A ARTE. e-Curriculum [online]. 2019, vol.17, n.2, pp.768-787.  Epub Aug 08, 2019. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p768-787.

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de estudo desenvolvido sobre o ensino de Filosofia em interlocução com a Arte. Enfatiza-se o pressuposto de que a Arte se constitui em um recurso comunicativo, perceptivo e reflexivo no processo educativo em Filosofia, sendo este concebido de modo dialógico no qual o professor se caracteriza como importante mediador. Nesse viés, confirma-se a hipótese de que o reconhecimento do significado pedagógico da Arte, em sala de aula, pode ultrapassar o sentido usual de ilustração ou sensibilização, no ensino de Filosofia, respaldado na concepção interdisciplinar na interlocução de saberes. Destaca-se, nesse sentido, a dimensão da estética como linguagem que propicia construção de conhecimento por meio da Arte, conhecimento este não restrito à contemplação ou à apreensão do belo, mas como componente significativo do processo de construção de saberes e reflexões de natureza filosófica.

Keywords : Interdisciplinaridade; Ensino de Filosofia; Arte; Estética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )