SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2TOTALITY OR FRAGMENTATION? THE PRESENTATION OF THE REALITY ON THE INTEGRATED SCHOOL CURRICULUM FROM THE INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

ALMEIDA, Verônica Domingues  and  SA, Maria Roseli Gomes Brito de. TESSITURAS CURRICULARES INOVANTES DE UM MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO. e-Curriculum [online]. 2021, vol.19, n.2, pp.938-960.  Epub Aug 30, 2021. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2021v19i2p938-960.

Este texto discorre sobre as tessituras curriculares de um Mestrado Profissional em Educação, tensionando concepções de currículo, intervenção e inovação enrijecidas, homogeneizantes e descontextualizadas, social e culturalmente. Apresenta-se a proposta do curso, enfatizando a centralidade de pesquisas sobre e no currículo como concretização de Investigações em Campo Piloto. Discutem-se perspectivas conceituais e analíticas de intervenção e inovação na proposta curricular, estabelecendo diálogo com os resultados dessas investigações. Considera-se a dimensão inovante do curso pela abertura de sua proposta ao privilegiar a processualidade, a organização em rede, a heterogeneidade e a diferença como princípios não colonizadores e por arquitetar inovações instituintes, fundadas de modo colaborativo e abertas à diversidade e à heterogeneidade dos processos educativos de redes públicas de Educação Básica.

Keywords : Currículo; Diversidade; Inovação; Intervenção; Mestrado Profissional em Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )