SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Study of Maker Culture at SchoolThe Approximation of Physical Education Teachers to Media and Technology and Its Reflections Related to the Covid-19 Pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

ALBUQUERQUE, Maria de Jesus Ferreira César de  and  OLIVEIRA, Elizângela Farias de. Tutoria Pedagógica e Currículo: Intervenção e Possibilidades de Mentoria no Tempo dos Sujeitos. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e60934.  Epub Nov 13, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e60934.

Este artigo é resultado da análise de orientação de uma formação de coordenadores metodológicos de desenho curricular de uma instituição de ensino do sistema S. A proposta pedagógica dessa formação partiu de um modelo remoto sincrônico com situações de aprendizagens híbridas e tutoria pedagógica on-line. O objetivo desse trabalho visou discorrer e refletir sobre a experiência de intervenção de tutoria pedagógica no tempo dos sujeitos. A metodologia empregada baseou-se na abordagem qualitativa, onde se buscou, a partir das narrativas dos sujeitos, dados estes levantados por meio de aplicação de questionários semiestruturados, coletar depoimentos, elementos que subsidiaram a estrutura e a análise desse trabalho. Os sujeitos dessa pesquisa foram profissionais da educação das modalidades da educação profissional e da educação básica. O resultado da investigação delineou na perspectiva de desenvolver uma visão sobre a importância da intervenção pedagógica no tempo de aprendizagem desses sujeitos e o desdobramento de uma mentoria pedagógica sob a perspectiva de práticas contemporâneas.

Keywords : tutoria; currículo; intervenção pedagógica; práticas contemporâneas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )