SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21“Someone Who Knew Why I Keep Silent”: the women's circle at Parque das Missões as an emancipatory experienceThe research object as temporality and autobiography author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

OLIVEIRA, Cleidiane Lemes de  and  SANTOS, Lorene dos. Educação Antirracista em Tempos de Pandemia: os Diários de Aula como Instrumento de Formação e Reinvenção do Currículo Escolar. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59686.  Epub June 30, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59686.

Este artigo objetiva analisar o potencial das narrativas como instrumento de reflexão, de formação docente e de insurgências curriculares, partindo de pesquisa cujo objeto de estudo foi uma proposta de educação antirracista, empreendida por um grupo de professores de uma escola pública, em contexto de pandemia de Covid-19. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa que realizou a “análise de conteúdo” de narrativas de experiências profissionais docentes coletadas por meio de diários de aula. O referencial teórico discute concepções e práticas de educação antirracista e o conceito de narrativas (auto)biográficas. Os resultados confirmam a importância da promoção de uma prática reflexiva para o desenvolvimento profissional docente e a necessidade de um trabalho sistematizado com a temática étnico-racial na elaboração de saberes profissionais docentes, em uma perspectiva antirracista.

Keywords : educação antirracista; narrativas de experiências profissionais; diários de aula; educação na pandemia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )