SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1The relation between neoliberalism and the education quality paradigmCivic-military schools: a political strategy to hide neglect of public education in the Brazilian State author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

SOUTO, Natália Queiroz de Oliveira  and  BORGES, Fabrícia Teixeira. Coordenar os tempos e espaços do trabalho pedagógico remoto, em contexto disruptivo. Educação. Porto Alegre [online]. 2022, vol.45, n.1, e-42009.  Epub July 17, 2023. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2022.1.42009.

A crise sanitária ocasionada pela pandemia de COVID-19 trouxe à tona novas formas de ser, estar e vivenciar as dinâmicas sociais. O presente texto configura-se como um relato de experiência sobre o desafio de coordenar o trabalho pedagógico em um cenário disruptivo. A organização do trabalho pedagógico remoto visualizou a todo o tempo, a dinâmica entre os sujeitos do processo educativo – estudantes, professores e família – como centralidade estruturante da narrativa. Esta é contada pela ótica do coordenador pedagógico, tateando o desconhecido, coordenando ações descentradas, envolvendo sujeitos, tempos e espaços virtualizados, no desafio de delinear o processo educativo – um processo essencialmente de presenças em interação no mundo – como um processo de presenças digitalmente conectadas, em uma relação de ressignificação das possibilidades de mediação educativa cibernética para o desenvolvimento humano; e das possibilidades de produção de meios mais potentes e mais humanizados, pelo ser humano que pôde construir novos significados para sua atuação e sua forma de estar no mundo, atravessando uma pandemia, à espera de novos tempos e espaços.

Keywords : coordenação pedagógica; ensino remoto; pandemia COVID-19.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )