SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1EDUCATIONAL PSYCHOLOGY: RESEARCH TRENDS IN ANPED NORTHEAST (2016/2022)New technologies as semiotic and cultural instruments of learning: a look from the cultural-historical perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

FARINON, Mauricio João  and  LUCA, Deise Cristiane de. A estética da existência como fato educacional. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e44731. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44731.

Este ensaio propõe significar a estética da existência como fato educacional. A noção foucaultiana de estética da existência encontra a noção gadameriana de fato, conduzindo a contextos inquiridor, de suposição e expectativa educacionais, em via diversa à noção de modelos ideais convertidos em formas estandardizadas de existência. Defendemos educação sob as bases da estética da existência, condição para a construção de um projeto belo de si, constituindo a vida como uma obra de arte na perspectiva do comum e de preservação da condição humana. Tematiza-se, em perspectiva bibliográfica, a estética da existência como resposta às relações de poder na esfera da governabilidade, mas, também, como condição das relações de poder sob o critério da liberdade.

Keywords : educação; estética da existência; poder; liberdade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )