SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1A esthetic of existence as educational fact(Teaching) Work, Neoliberalism and the Production of Subjectivities in Global Capitalism: Evidence of the "New Way of the World" in the Digital Age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

DOS SANTOS SOUSA MIRANDA, Gilmar; SALLES, Atílio Catosso; PEREIRA DE FARIA, Joelma  and  PIOLI, Márcio. As novas tecnologias como instrumentos semióticos e culturais de aprendizagem: um olhar na perspectiva histórico-cultural. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e44803.  Epub Apr 29, 2024. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44803.

Pesquisas atuais sobre o avanço das novas tecnologias vêm despertando largas reflexões e contendas sobre novos desenhos e/ou modalidades educacionais, bem como discussões sobre as transformações do papel do educador. Paralelamente, afloram questões sobre a aprendizagem mediada pelas tecnologias educacionais. Buscando elucidar tais questões, este estudo procurou compreender como os princípios da teoria histórico-cultural podem coadjuvar na prática docente frente à eclosão de novas ferramentas e instrumentos digitais no contexto educacional. Contempla-se, assim, um possível diálogo com os pressupostos da perspectiva histórico-cultural, incorporando os conceitos de instrumentos, mediação, aprendizagem e desenvolvimento, da teoria de Vigotsky, com as tecnologias digitais presentes no cotidiano educacional, se orientando, então, por esse viés teórico e metodológico, e com base em uma pesquisa bibliográfica de artigos que também buscam essa correlação. Destarte, esta pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, almejou buscar e analisar artigos que fazem essa articulação teórica entre os principais conceitos da perspectiva histórico-cultural com as novas tecnologias. Conclui-se que a teoria histórico-cultural pode contribuir nos estudos sobre o processo de mediação e de utilização dos instrumentos tecnológicos na educação, bem como uma possibilidade de aplicação dos pressupostos vigotskyanos para nortear a prática do professor no que se refere ao processo de instrumentalização, mediação, ensino e aprendizagem.

Keywords : Teoria histórico-cultural; Tecnologias; Instrumentos; Mediação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )