SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Internationalization of higher education: social networks and emerging concernsFamily challenges during pandemic and the strengthening of bonds in childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

DE PAULA, Sayonara Cunha; STIEG, Ronildo; MORENO, José Alfonso Jiménez  and  DOS SANTOS, Wagner. O ensino da avaliação na formação em educação física: das prescrições às apropriações de alunos na Colômbia, México e Uruguai. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e44671.  Epub Apr 02, 2024. ISSN 1981-2582.

Este artigo tem como objetivo compreender as apropriações que os estudantes de três cursos de formação inicial em Educação Física (Colômbia, México e Uruguai) têm feito sobre a avaliação educacional ao longo da carreira formativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória. As fontes foram produzidas por meio de um questionário online aplicado em 2021, com questões abertas e fechadas. Participaram do estudo 242 estudantes dos três países. Os resultados mostraram que os alunos conhecem diferentes tipos de avaliação, o que permitiu discuti-los a partir de seis categorias: a) técnicas; b) finalidades; c) conceitos; d) instrumentos; e) critérios; e f) naturezas. Conclui-se que, ao comparar aspectos curriculares e narrativas sobre aprendizagem em relação à avaliação, foi possível apreender os conteúdos didáticos mais apropriados pelos alunos, indicando assim o que é mais enfatizado nos três cursos. Além disso, indica a necessidade de o ensino da avaliação estar articulado com a área de formação desses alunos, assumindo seus diferentes desenvolvimentos e relacionando-o com a especificidade de avaliar na Educação Física.

Keywords : avaliação educacional; formação de professores; Educação Física; América Latina.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )