SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Qualitative indicators of dialogical argumentation: a proposal under discussion(Un)Paths Of Early Childhood Education In The Book And Teaching Material National Program (PNLD) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho  and  SOUZA, Marilene Proença Rebello de. O Grupo de Trabalho Psicologia da Educação nas reuniões da ANPEd Sudeste: um estudo a partir das pesquisas apresentadas de 2014 a 2022. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e44761. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44761.

O objetivo deste artigo é analisar os aspectos que influenciaram no desenvolvimento do "GT 20 - Psicologia da Educação" nas reuniões da ANPEd Sudeste. Busca também identificar as temáticas e as bases teórico-metodológicas que são contempladas nas produções acadêmicas e divulgadas pelos trabalhos apresentados no período de 2014 a 2022. O método de trabalho visa: (a) contextualização histórica da constituição do GT 20 na ANPEd e a constituição do GT no âmbito regional Sudeste; (b) levantamento de informações das reuniões bianuais da ANPEd Regional Sudeste em que houve a participação do GT 20 - Psicologia da Educação; (c) apresentação do GT 20 e de cada uma das reuniões entre 2014 a 2022; (d) identificação e análise de fatores que influenciaram no desenvolvimento do GT 20 nas reuniões da ANPED Sudeste; e (e) análise das temáticas e das bases teórico-metodológicas contempladas nas produções acadêmicas e divulgadas pelos trabalhos. Como resultados são constatados fatores institucionais e específicos que contribuíram para o desenvolvimento GT 20, no período em análise.

Keywords : ANPED; ANPED Sudeste; Psicologia da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )