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Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Educação. Porto Alegre vol.46 no.1 Porto Alegre Jan./Dec 2023

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44761 

Outros Temas

O Grupo de Trabalho Psicologia da Educação nas reuniões da ANPEd Sudeste: um estudo a partir das pesquisas apresentadas de 2014 a 2022

The Working Group Educational Psychology in the meetings of ANPEd Southeast: a study from the research presented from 2014 to 2022

El Grupo de Trabajo Psicología de la Educación en las reuniones de ANPEd Sudeste: un estudio a partir de las investigaciones presentadas desde 2014 hasta 2022

Maria Eliza Mattosinho Bernardes1 

Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), em São Paulo, SP, Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), em São Paulo, SP, Brasil. Coordenadora do Laboratório de Educação e Desenvolvimento Psicológico. Membro do Grupo de Trabalho Psicologia da Educação da ANPED. Pesquisadora da Cátedra de Educação Básica Alfredo Bosi – IEA USP.


http://orcid.org/0000-0003-4958-5647

Marilene Proença Rebello de Souza1 

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), em São Paulo, SP, Brasil. Docente da Graduação e da Pós-Graduação e pesquisadora IC do CNPq. Coordenadora do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar. Membro do Grupo de Trabalho Psicologia da Educação da ANPEd. Membro da Academia Paulista de Psicologia, Cadeira no. 02, "Lourenço Filho".


http://orcid.org/0000-0002-8297-5674

1Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.


Resumo:

O objetivo deste artigo é analisar os aspectos que influenciaram no desenvolvimento do "GT 20 - Psicologia da Educação" nas reuniões da ANPEd Sudeste. Busca também identificar as temáticas e as bases teórico-metodológicas que são contempladas nas produções acadêmicas e divulgadas pelos trabalhos apresentados no período de 2014 a 2022. O método de trabalho visa: (a) contextualização histórica da constituição do GT 20 na ANPEd e a constituição do GT no âmbito regional Sudeste; (b) levantamento de informações das reuniões bianuais da ANPEd Regional Sudeste em que houve a participação do GT 20 - Psicologia da Educação; (c) apresentação do GT 20 e de cada uma das reuniões entre 2014 a 2022; (d) identificação e análise de fatores que influenciaram no desenvolvimento do GT 20 nas reuniões da ANPED Sudeste; e (e) análise das temáticas e das bases teórico-metodológicas contempladas nas produções acadêmicas e divulgadas pelos trabalhos. Como resultados são constatados fatores institucionais e específicos que contribuíram para o desenvolvimento GT 20, no período em análise.

Palavras-chave: ANPED; ANPED Sudeste; Psicologia da Educação

Abstract:

The objective of this article is to analyze the aspects that influenced the development of GT 20 - Psychology of Education in the meetings of ANPEd Sudeste and to identify the themes and theoretical-methodological bases that are contemplated in academic productions and disseminated by the works presented, in the period of 2014 to 2022. The working method aims at: (a) historical contextualization of the constitution of GT 20 at ANPEd and the constitution of the GT within the Southeast Regional scope; (b) survey of information from the biannual meetings of the Southeast Regional ANPEd in which GT 20 - Psychology of Education participated; (c) presentation of WG 20 for each of the meetings between 2014 and 2022; (d) identification and analysis of factors that influenced the development of GT 20 in ANPED Sudeste meetings; (e) analysis of the themes and theoretical-methodological bases contemplated in academic productions and disseminated by the works. As a result, institutional and specific factors that contributed to the development of GT 20 in the period under analysis are verified.

Keywords: ANPED; ANPED Southeast; educational psychology

Resumen:

El objetivo de este artículo es analizar los aspectos que influyeron en el desarrollo del GT 20 - Psicología de la Educación en los encuentros de ANPEd Sudeste e identificar los temas y bases teórico-metodológicas que son contempladas en las producciones académicas y difundidas por los trabajos presentados, en el período de 2014 a 2022. El método de trabajo tiene como objetivos: (a) la contextualización histórica de la constitución del GT 20 en la ANPEd y la constitución del GT en el ámbito Regional Sudeste; (b) levantamiento de informaciones de los encuentros semestrales de la ANPEd Regional Sudeste en los que participó el GT 20 - Psicología de la Educación; (c) presentación del GT 20 para cada una de las reuniones entre 2014 y 2022; (d) identificación y análisis de los factores que influyeron en el desarrollo del GT 20 en las reuniones de la ANPED Sudeste; (e) análisis de los temas y bases teórico-metodológicas contempladas en las producciones académicas y difundidas por los trabajos. Como resultado, se verifican factores institucionales y específicos que contribuyeron al desarrollo del GT 20 en el período bajo análisis.

Palabras clave: ANPED; ANPED Sureste; Psicología Educacional

Este artigo tem como objetivo analisar os aspectos que influenciaram no desenvolvimento do "GT 20 – Psicologia da Educação" nas reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Sudeste (ANPEd Sudeste). Busca identificar as temáticas e as bases teórico-metodológicas que são contempladas nas produções acadêmicas e divulgadas pelos trabalhos apresentados no período de 2014 a 2022. Com isso, pretende-se compreender a relevância das pesquisas desenvolvidas pelos programas de pós-graduação em Educação e em Psicologia, componentes desse grupo de trabalho para as discussões e necessidades que se fazem presentes no âmbito da educação básica e superior no Brasil, bem como na contribuição do conhecimento produzido para a constituição de políticas públicas educacionais.

Para tanto, tem-se como método de trabalho realizar: (a) contextualização histórica da constituição do GT 20 Psicologia da Educação na ANPEd e a constituição do GT no âmbito regional Sudeste; (b) o levantamento de informações das reuniões bianuais da ANPEd regional Sudeste em que houve a participação do GT 20 - Psicologia da Educação; (b) apresentação de cada uma das quatro reuniões que aconteceu no período de 2014 a 2022 em que se fez presente o GT 20, destacando a temática geral, título da reunião, as presidências das reuniões, as universidades que apoiaram a realização do evento; (c) identificação e análise de fatores que influenciaram no desenvolvimento do GT 20 nas reuniões da Anped Sudeste, com destaque para o período da Pandemia de COVID-19; (d) análise das temáticas e das bases teórico-metodológicas contempladas nas produções acadêmicas e divulgadas pelos trabalhos.

A trajetória do Grupo de Trabalho Psicologia da Educação na ANPEd remonta aos anos 1997, na 20.a Reunião Anual quando, pela primeira vez, se organiza o então Grupo de Estudos Psicologia da Educação, sob a coordenação da Profa. Dra. Vera Maria Nigro de Souza Placco, do Programa de Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O grupo é fruto da constatação de que a Psicologia da Educação, enquanto um dos Fundamentos da Educação, deveria se fazer presente nas discussões e na divulgação de pesquisas que já compunham vários programas de pós-graduação no país e que tematizam as questões relativas às contribuições da Psicologia no âmbito da educação (Placco, 1998/1999).

A participação de pesquisadores de vários estados brasileiros possibilitou um grande número de trabalhos de pesquisa, trabalhos encomendados, pôsteres e minicursos que constituíram os primeiros anos de funcionamento do Grupo, alçado a Grupo de Trabalho (GT), em 1999, possibilitando o primeiro artigo analítico sobre a produção do GT, em 2006, publicado na Revista Psicologia da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (Schlindwein et al., 2006). Nesta ocasião, este primeiro levantamento sobre o GT- 20 Psicologia da Educação, de 1998 a 2004, analisou 128 trabalhos, sendo 16 trabalhos encomendados, 83 comunicações e 30 pôsteres. Originalmente, o grupo se destaca pela diversidade de regiões do Brasil, bem como pelas diversas correntes epistemológicas presentes: psicanálise, construtivismo, behaviorismo, socioconstrutivismo, representações sociais, histórico-cultural/sócio-histórico.

Nesta primeira análise a respeito dos trabalhos apresentados, em um período de sete anos de atividades do GT 20, as autoras consideram três grandes tendências que os trabalhos encomendados expressam na relação entre Psicologia e Educação, a saber; (a) as contribuições e ou implicações das teorias psicológicas à Educação; (b) as apropriações de teorias psicológicas pela educação; e (c) a constituição da subjetividade e a Psicologia da Educação. Ressaltam, também, na análise das comunicações e pôsteres, a forte presença do tema da formação de professores, espaço e cultura escolar, práticas escolares bem como a constituição da subjetividade em Psicologia e Educação.

A síntese produzida pela análise dos trabalhos apresentados, conclui que há:

a) forte presença da temática de formação de professores, levando-nos a considerar a necessidade de aprofundamento da análise desses trabalhos em estudos posteriores; b) grande diversidade de abordagens teóricas, mas com significativo número de trabalhos em uma perspectiva histórico-cultural, demonstrando ampliação dessa abordagem entre os pesquisadores; c) constante movimento de crítica nos trabalhos encomendados, possibilitando ampliar as discussões da relação entre Psicologia e Educação; d) pouca presença de estudos que analisem temas metodológicos ou ainda pertinentes à relação indivíduo-sociedade; e) necessidade de melhor compreender a temática da subjetividade, presença constante nas pesquisas em Psicologia da Educação. (Schlindwein et al., 2006, p.157-158)

Considerando tais tendências apontadas, em 2006 pode-se dizer que os diálogos estabelecidos pela Psicologia da Educação apontaram possibilidades de pesquisas e de discussões cujas indicações se fizeram presentes nos programas de pós-graduação, tornando-se temas fundamentais em teses e dissertações, a saber:

a) análise das repercussões das políticas públicas educacionais na vida diária escolar dos sujeitos que delas participam e as constituem; b) constituição dos processos subjetivos no campo educacional; c) contribuições da Psicologia na formação e prática docente; d) processo de apropriação do conhecimento, quer do ponto de vista do professor, quer do aluno; e) discussão das diferentes modalidades de mediação presentes no processo educativo, enfatizando os impactos das inovações tecnológicas. (Schlindwein et al., 2006, p.158)

De acordo com os arquivos da Secretaria da ANPEd, a região Sudeste realizou três encontros, em que a presença do GT 20 - Psicologia da Educação, acontece, a saber: o VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, organizado pela Universidade Federal do Espírito Santo, de 21 a 30 de maio de 2007; o IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, de 08 a 11 de julho de 2009, organizado pela Universidade Federal de São Carlos, por Marisa Bittar e Enicéia Gonçalves Mendes e o X Encontro, no Rio de Janeiro, de 10 a 13 de julho de 2011, organizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nos anos subsequentes, a constituição do GT 20 nas reuniões anuais da ANPEd precisou se reestruturar, assim como os demais GTs, em função das mudanças estruturais que aconteceram nas Reuniões Anuais, que passaram a ser bianuais a partir de 2013, reconfigurando o sistema de financiamento dos trabalhos apresentados e dando mais visibilidade para as reuniões regionais, como a região Sudeste. Esta reorganização, exigiu um grande envolvimento das coordenações e membros dos GTs, constituindo novas formas de participação e de divulgação da produção acadêmica, garantindo, assim, maior participação nas reuniões.

O processo de construção da resolução para as reuniões regionais da ANPEd

No início da segunda década deste século, a diretoria da ANPEd articula ações coletivas para a mudança no estatuto da associação. No ano de 2012, na Reunião Anual da ANPEd, ocorrida entre os dias 21 e 24 de outubro, em Porto de Galinhas (PE), quando se estabeleceu que as reuniões bienais de caráter nacional e as reuniões científicas bienais de caráter regional deveriam ocorrer em anos intercalados.

A temática foi debatida em uma proposta de resolução elaborada por Comissão composta por representantes do Forpred Nacional, dos fóruns regionais, dos coordenadores das reuniões regionais, do Comitê Científico da ANPEd e membros da diretoria, resultando em minuta de resolução apreciada na Assembleia Geral que ocorreu em Goiânia (GO), em outubro de 2013. No entanto, por decisão da Assembleia, a minuta não foi apreciada nesta data. No entanto, ao longo do ano de 2014, ocorreram as quatro reuniões científicas regionais – X ANPEd Sul/Florianópolis (SC), XI ANPEd Sudeste/São João Del Rei (MG), XII ANPEd Centro-Oeste/Goiânia (GO), e XXII EPENN/Natal (RN).

No dia 25 de abril de 2015, em Salvador (BA), realizou-se a reunião para planejar e estabelecer o cronograma de debate e revisão/construção da minuta de resolução das reuniões científicas regionais a ser apreciada e aprovada na Assembleia Geral, a realizar-se no dia 07 de outubro de 2015. Participaram desta reunião representantes do Forpred Nacional e dos quatro Fóruns Regionais, assim como com os coordenadores (ou representantes) das reuniões científicas regionais.

Assim, a Resolução de n. 01/2015 - Resolução Reuniões Científicas Regionais ANPEd é aprovada na Assembleia Geral da 37.a Reunião Nacional da ANPEd, realizada em Florianópolis (SC).

No capítulo um – "Da caracterização" – da referida Resolução, consta: "Art. 2o - As Reuniões Científicas Regionais da ANPEd têm por objetivo a socialização das pesquisas e estudos realizados na área de educação e afins dos filiados da ANPEd, bem como propiciar intercâmbios e debates sobre temáticas de interesse da Associação" (p. 1). Também ficam oficializadas a bienalidade das reuniões regionais, que passam a ser identificadas, a partir do ano de 2016, como "Reunião Científica Regional da ANPEd", o formato e a organização das reuniões em grupos de trabalho, que passam a ser identificadas em áreas e subáreas, que estruturam os Grupos de Trabalho da ANPEd. Outra alteração refere-se à participação nas Reuniões Científica Regional, com apresentação de trabalhos, professores(as) pesquisadores(as) de programas de pós-graduação em Educação e áreas afins, estudantes de PPGEs, pesquisadores(as) em geral, e docentes de Instituições de Ensino Superior (IES).

No capítulo dois – "Da Comissão Organizadora" – fica estabelecido que as comissões organizadoras das reuniões regionais serão compostas por: I. Vice-presidente regional da ANPEd; II. Coordenação do Fórum Regional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região (Forpred Regional); III. Coordenador(a) local do evento; IV. Coordenadores(as) de Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEs) filiados à ANPEd; V. Representantes do Programa que sediará a realização da Reunião Científica Regional. Assim, planejar, executar e avaliar a Reunião Científica Regional fica ao encargo da comissão organizadora de cada reunião regional.

No capítulo II – "Da estrutura das Reuniões Científicas Regionais da ANPEd" – fica instituído o sistema eletrônico da ANPEd para submissão de trabalhos e pôsteres, conforme a deliberação de cada regional. Define-se que, a partir do Art. 12 da resolução, passam a ser aceitos "como trabalhos, ensaios e estudos, com conclusões parciais ou finais, abordando temáticas novas ou já estabelecidas na área da Educação, que evidenciem elaboração teórica e rigor conceitual na análise, atendam aos mesmos critérios de elaboração exigidos pelo comitê nacional e sejam referenciados pelos Comitês Regionais". No Art. 13 – consta que os trabalhos completos deverão ter a forma de artigo, com problemática anunciada e desenvolvida, conclusões e referências. Posteriormente, os trabalhos passam a ser submetidos no formato de resumo expandido, com os mesmos itens definidos anteriormente.

Reuniões científicas regionais da ANPEd – Sudeste na última década

No ano de 2014 os programas de pós-graduação em Educação da região Sudeste realizaram o seu 11º Encontro de Pesquisa na cidade de São João del-Rei, Minas Gerais, cuja temática central era: Culturas, Políticas e Práticas Educacionais e suas Relações com a Pesquisa. Como predito, neste ano, ainda não havia sido aprovada a Resolução de n. 01/2015 que regulamenta as reuniões regionais. Participaram da reunião 50 programas de pós-graduação, 1.235 docentes e 5.885 discentes. O encontro aconteceu entre os dias 12 e 15 de outubro de 2014, no Campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Conforme consta no site do 11º Encontro de Pesquisa,2 "A realização desse evento favoreceu o debate e o enriquecimento político-institucional em um espaço de adensamento e socialização da produção acadêmica procurando dar visibilidade a questões específicas da pesquisa na região e representando uma oportunidade coletiva de construção do conhecimento." A organização do encontro ocorreu por pesquisadores das seguintes universidades: UFSJ; CEFET/MG; PUC/MG; UEMG; UFJF; UFLA; UFMG; UFOP; e UFV.

Cabe a ressalva de que a instituição das áreas e subáreas de pesquisa instituídas a partir dos grupos de trabalho, conforme ocorrem nas reuniões nacionais, passa a ocorrer somente nas regionais em 2016. Portanto, a participação de pesquisadores(as) do campo de conhecimento da Psicologia da Educação não ocorre de forma objetiva, mas disseminada nos diversos eixos temáticos, identificados a seguir: 1 – Pesquisa, Educação e seus Fundamentos; 2 – Pesquisa e Práticas Educacionais; 3 – Pesquisa, Formação de Professores e Trabalho Docente; 4 – Pesquisa, Políticas Públicas e Direito à Educação; 5 – Pesquisa, Educação, Diversidades e Culturas; 6 – Pesquisa, Educação, Movimentos Sociais e Novos Protagonistas; 7 – Pesquisa, Leitura, Escrita e Educação; 8 – Pesquisa, Educação, Memória e Patrimônio; e 9 – Pesquisa, Artes, Mídias e Educação.

A 12a Reunião Científica Regional Sudeste da ANPEd ocorreu entre os dias 10 e 13 de julho no ano de 2016, no Campus da Universidade Federal do Espírito Santo, na cidade de Vitória (ES). O tema central da reunião foi Diálogos entre a Pesquisa e as Políticas de Educação na Atualidade.

A equipe de organização da reunião regional foi composta, conforme a Resolução de n. 01/2015, pelos seguintes integrantes: Carlos Eduardo Ferraço (UFES), vice-presidente regional da ANPEd; Patrícia Corsino (UFRJ), coordenadora do Fórum Regional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região (Forpred Regional); e Cleonara Maria Schwartz (UFES) coordenadora Local do evento e vice-coordenadora do Fórum Regional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região (Forpred Regional). A participação do GT 20 - Psicologia da Educação ocorreu em parceria com o GT 14 - Sociologia da Educação, sob a coordenação das professoras Ivone Martins de Oliveira (UFES) e Ana Laura Godinho Lima (USP).

Foram apresentados 18 trabalhos no total, sendo três (3) deles vinculados a UFRJ, UFF e UNESP; dois (2) deles a UFMG e UFES; e um (1) trabalho a PUC-Rio, PUC-SP, PUC-Campinas, UFOP e UESB. As bases teórico-metodológicas que fundamentam os trabalhos apresentados na 12a Reunião Científica Regional Sudeste são: Abordagem sociológica - 61,2% (11 trabalhos); Teoria histórico-cultural - 27,8% (5 trabalhos); Psicologia cognitiva 5,5% (1 trabalho); e Teoria das representações sociais - 5,5% (1 trabalho). A inscrição de propostas somente poderia ser feita por meio de pesquisadoras e pesquisadores associados à ANPED, quites com a anuidade de 2016, nas categorias trabalho ou pôster.

As temáticas das pesquisas apresentadas relacionam-se às problemáticas com interface em aspectos sociológicos e psicológicos. No campo sociológico, a ênfase vincula-se ao tema juventude e mobilidade e permanência estudantil, relacionados ao ensino superior. No campo do desenvolvimento psicológico, a ênfase dos estudos vincula-se aos temas funções psicológicas superiores, estruturas cognitivas, assim como às competências cognitivas e à atenção, assim como sobre o fracasso e queixa escolar, processo de inclusão/exclusão e aos transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). A Tabela 1, a seguir, evidencia a frequência das temáticas abordadas no evento.

TABELA 1 Temáticas específicas – trabalhos apresentados – 2016 

Juventude / Mobilidade estudantil / Permanência estudantil 7
Ensino superior 6
Funções psicológicas superiores / Estruturas mentais Atenção / Competências cognitivas 4
Fracasso escolar / Inclusão / Queixa escolar / TDAH 4
Vivência 2
Avaliação psicológica / trabalho terapêutico 2
Contexto familiar/ relação família-escola 2
Vulnerabilidade 1
Cinema / arte 1

A 13a Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd) ocorreu na Universidade Estadual de Campinas, entre os dias 15 e 18 de julho de 2018. Participaram da reunião grandes estudiosos da educação brasileira cujo tema central foi A escola pública, laica e gratuita. Nesta reunião foi feita homenagem ao educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira.

Ressalta-se que, a partir desta reunião que o GT 20 - Psicologia da Educação, assume protagonismo enquanto subárea de pesquisa que evidencia, na instância regional, a similitude da organização das reuniões nacionais da ANPEd. A coordenação do grupo de trabalho foi realizada pelas professoras Maria Eliza Mattosinho Bernardes (USP) e Jussara Tortella (PUC CAMP). Participaram desta reunião pesquisadoras e pesquisadores das seguintes universidades: USF - 1 trabalho, USP - 1 trabalho, PUC Campinas - 1 trabalho, UFRJ - 2 trabalhos, UERJ - 1 trabalho e Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias - 1 trabalho. Foram apresentados sete (7) trabalhos no total, sendo que 43% (3) deles fundamentaram-se na teoria histórico cultural, 29% (2) na psicologia cognitiva, 14% (1) estudo etnográfico e 14% (1) em abordagem sociológica.

A inscrição de trabalhos completos ocorreu nos formatos de comunicação e pôsteres de participantes vinculados às instituições da região Sudeste. Os textos completos deveriam ter entre 15.000 e 20.000 caracteres com espaços, sendo que cada autor poderá enviar apenas um trabalho na modalidade comunicação e um trabalho na modalidade pôster.3 Verifica-se de forma explícita no site do evento que as inscrições de trabalhos podem ser feitas por estudantes de mestrado e de doutorado, mediante a declaração de vínculo com programa de pós-graduação, assim como por professores da educação básica com a declaração de vínculo com grupo ou projeto de pesquisa.

As temáticas gerais dos trabalhos vinculam-se à educação básica e à formação de professores, relacionadas ao processo de inclusão/exclusão, ao transtorno do espectro autista (TEA), à alfabetização, ao clima de sala de aula/autorregulação e à agressividade. A Tabela 2, a seguir, explicita a frequência das temáticas abordadas nos trabalhos apresentados.

TABELA 2 Temáticas específicas – trabalhos apresentados – 2018 

Educação básica 4
Formação de professores 3
TEA/Inclusão 2
Desenvolvimento Humano / Vivência 2
Alfabetização 1
Educação à distância 1
Clima em sala de aula/ autorregulação 1
Agressividade 1

Institui-se, a partir desta reunião regional, parceria e colaboração entre as pesquisadoras presentes em projetos de pesquisa, minicursos e conferências, além da implantação de uma coleção sobre Psicologia da Educação, no formato de coletânea, visando a divulgação das pesquisas apresentadas nas reuniões regionais sudeste.

O primeiro volume desta coleção, Narrativas e Psicologia da Educação: pesquisa e formação (Bernardes, 2019), foi lançado no ano seguinte, na 39.a Reunião Nacional da ANPEd ocorrida em Niterói (RJ), entre os dias 20 e 24 de outubro de 2019. Estas ações atribuíram nova relação entre o significado social e o sentido pessoal (Leontiev, 1983) das reuniões regionais que passam a ser um momento que transcende a apresentação de trabalhos e passa a ser um lócus para agregar pesquisadores de um mesmo campo do conhecimento e para planejamento de novas ações colaborativas no campo acadêmico e científico.

No ano de 2020, em meio ao movimento pandêmico do COVID-19, foi realizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro a 14.a Reunião Científica Regional Sudeste da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), cujo tema central foi Direito à vida, direito à educação em tempos de pandemia. O evento foi organizado pelas seguintes instituições: Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPGedu) da Faculdade de Formação de Professores e Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.4

Por recomendação de epidemiologistas e de diversos pesquisadores no campo da saúde, as reuniões presenciais só poderiam ser consideradas seguras após a vacinação em massa da população. Diante do cenário nacional com pouca vacinação em meados do ano 2020, a comissão local da 14.a Reunião Científica Regional Sudeste - ANPEd decidiu pela realização do evento de forma remota.

Assim, o evento aconteceu de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2020, com menor variedade de atividades, com a finalidade de viabilizar a utilização do modelo remoto, ainda pouco testado entre as universidades participantes. Foram garantidas no modelo remoto a sessão e a conferência de abertura e de encerramento; mesas temáticas diárias; encontros dos GTs; atividades culturais e reuniões de Fóruns da ANPEd e de Associações.

A coordenação do GT 20 - Psicologia da Educação foi realizada pelas professoras Maria Eliza Mattosinho Bernardes (USP) e Giovanna Marafon (UERJ), com a primeira atuando como titular do comitê científico do grupo de trabalho e a segunda como docente representante da universidade que sediava o evento.

Ressalta-se que, a partir da 14.a Reunião Científica Regional Sudeste da ANPEd, as propostas para inscrição de trabalhos passam a ser encaminhadas em forma de resumo expandido, com a necessidade de explicitação da problemática anunciada e desenvolvida contendo introdução, método, discussão e resultados e conclusões. Assim, os trabalhos inscritos passam a conter entre 6 mil e 8 mil caracteres com espaços incluindo as referências.

A submissão de propostas na condição de autor e coautor podem ser realizadas por estudantes dos programas de pós-graduação da região Sudeste, professores da educação básica e nível superior, além de pesquisadores da área atuantes na região Sudeste. A partir desta reunião regional, podem submeter propostas na condição de coautor estudantes de graduação vinculados a grupos e/ou projetos de pesquisa institucionalizados desde que o façam em coautoria com o orientador ou com pós-graduando integrado ao mesmo grupo e/ou projeto. Para tanto, estes estudantes não necessitam estar associados à ANPEd, mas precisam estar com as inscrições do evento quitadas.5

Participaram da 14.a Reunião Científica Regional Sudeste - ANPEd as seguintes universidades: USP - 5 trabalhos; PUC SP - 2 trabalhos; UNESP - 1 trabalho; UNICAMP - 1 trabalho; PUC-Campinas - 1 trabalho; UP MACKENZIE - 1 trabalho; UFMG - 1 trabalho; e UNIMEP - 1 trabalho. Foram apresentados 13 trabalhos científicos no total, sendo que 54% (7) dos trabalhos fundamentaram-se na teoria histórico-cultural; 31% (4) fundamentados na epistemologia genética de H. Wallon e 15% (2) foram desenvolvidos a partir da teoria dos projetos de vida.

As temáticas específicas com maior índice de presença nos trabalhos apresentados foram formação de professores, abordando a formação inicial, continuada e de gestores, assim como educação básica, abrangendo o ensino nos diferentes níveis de escolarização – infantil, fundamental e médio.

Como subtemas que integram os temas mais presentes anteriormente citados, foram identificados afeto e afetividade, jogo e brincadeiras, memória, narrativas e entrevistas, relação escola-comunidade e modos de participação, projetos de vida, desenvolvimento psicológico e constituição dos sujeitos, atividade de estudo e de aprendizagem, mestrado profissional, ensino remoto – EAD – e meio digital, assim como inclusão e musicografia Braille. A Tabela 3 apresenta a frequência das temáticas presentes nos trabalhos apresentados no GT 20.

TABELA 3 Temáticas específicas – trabalhos apresentados – 2020 

Educação básica / fundamental / médio / infantil 5
Formação de professores/ continuada/ gestores 4
Ensino remoto/ EAD/ meio digital 2
Afetividade/ afeto 2
Projeto de vida 2
Desenvolvimento psicológico/ constituição do sujeito 2
Atividade de estudo/aprendizagem 2
Relação escola-comunidade/ Modos de participação 2
Memória/ narrativas/ entrevista 1
Brincadeira/ jogo 1
Musicografia/inclusão 1
Mestrado profissional 1

Tais temáticas evidenciam repetidamente nas últimas reuniões a forte relação entre formação de professores, aspectos pedagógicos na educação básica e o desenvolvimento psicológico sendo ampliado a partir desta reunião regional para estudos junto às plataformas digitais que subsidiam o processo de ensino, aprendizagem e inclusão. Constata-se, portanto, a participação de pesquisadores e pesquisadoras do GT 20 em temáticas diversas que têm confluência com a necessidade de produção de conhecimento sobre problemáticas contemporâneas da educa-ção formal, mediada por teorias explicativas que subsidiam a compreensão sobre as condições e circunstâncias para a objetivação da educação de qualidade.

O produto do trabalho coletivo iniciado na reunião regional Sudeste da ANPEd anterior, foi publicado na 40.a Reunião Nacional da ANPEd, realizada com a UFPA, no período de setembro a outubro de 2021. A temática central do evento foi "Educação como prática de Liberdade: cartas da Amazônia para o mundo!". O lançamento do segundo volume da coleção Psicologia da Educação, organizado pelas professoras Giovanna Marafon (UERJ), Jussara Tortella (PUC-Campinas) e Maria Silvia Rocha (PUC-Campinas) teve como título Escola e desenvolvimento humano: contribuições da Psicologia da Educação (Marafon et al., 2021), divulgando na íntegra os estudos e pesquisas publicados na forma de resumo expandido nos Anais do evento, fortalecendo os laços colaborativos e acadêmicos entre as(os) participantes.

Em 2022, houve a 15.a Reunião Científica Regional Sudeste da ANPEd, que aconteceu em Belo Horizonte, na Universidade Estadual de Minas Gerais. Participaram deste encontro científico as seguintes universidades: USP - 5 trabalhos; PUC-Campinas SP - 2 trabalhos; UNICAMP - 1 trabalho; UEMG - 2 trabalhos; UFRJ - 1 trabalho; UFF - 1 trabalho; UNIRIO - 1 trabalho; Universidade São Francisco - 1 trabalho; Secretaria de Estado da Educação - 1 trabalho; e 5a CRE - Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro - 1 trabalho. Foram apresentados 16 trabalhos científicos no total, sendo que mais da metade 56% (9) dos trabalhos fundamentou-se na teoria histórico-cultural; 12,5% (2) em Teorias de Projeto de Vida e 12,5% em Psicanálise. Com um trabalho apresentado, correspondendo a 6,25% do total, estão as teorias das Representações Sociais, da Complexidade e da Psicologia Cognitiva, com um trabalho cada uma delas.

Dentre os trabalhos apresentados, é possível destacar um conjunto significativo sobre a educação básica, com discussões desde o início da vida escolar, passando pelas estratégias de aprendizagem e analisando questões relativas à convivência escolar. Também é importante destacar um conjunto de trabalhos que trata da questão da função social da escola e da importância da educação para o sentido da vida.

Como subtemas que integram os temas mais presentes anteriormente citados, foram identificados: a convivência e a violência, relação escola-comunidade, projetos de vida, pessoa com deficiência, processos de aprendizagem, pós-graduação e o lúdico, ensino remoto e convivência infantil. A Tabela 4 apresenta a frequência das temáticas presentes nos trabalhos apresentados no GT 20.

TABELA 4 Temáticas específicas – trabalhos apresentados – 2022 

Educação básica / fundamental / médio / infantil 10
Formação de professores/ continuada/ 1
Ensino remoto/ convivência infantil 1
Subjetividade da pessoa surda 1
Projeto de vida 2
Desenvolvimento humano/ atividade artística 1
Atividade pedagógica 1
Relação escola-comunidade/ Modos de participação 1
Auto-regulação 1
Início da vida escolar 1
Sistema Braille 1
Saber docente e violência 1
Pós-Graduação 1
Estado da Arte - representações sociais/corpo 1
Educação para o sentido da vida 1

É possível considerar que dentre os temas apresentados, apesar da variedade de contextos de pesquisa, destaca-se a questão da inclusão da pessoa com deficiência enquanto uma temática recorrente no GT 20 da ANPEd Sudeste, analisando tanto a subjetividade da pessoa surda, quanto pesquisando os manuais oferecidos pelo Sistema Braille. Nesta edição, a temática da formação de professores não compareceu com um grande número de trabalhos, como em edições anteriores, mas, dentre os temas, destacam-se: o papel do professor, nas discussões a respeito de valores, na educação para o sentido da vida, sobre a importância do saber docente na questão da violência e a atividade artística para o trabalho docente. Destaca-se, também, um trabalho sobre a pós-graduação, esfera de ensino ainda pouco pesquisada, o que revela um aspecto de inovação na temática, e sobre a BNCC e a Filosofia, temas em debate. É importante destacar, ainda, que os trabalhos abrangem um grande espectro de modalidades de ensino, apresentando pesquisas em Psicologia da Educação desde a Educação infantil à pós-graduação. Temas como questões raciais, de gênero e de classe foram ainda pouco exploradas no GT e podem ser questões importantes para as próximas pesquisas.

Dando continuidade ao trabalho coletivo entre as pesquisadoras e pesquisadores do GT - 20, o terceiro livro da Coleção Psicologia da Educação foi lançado na 41.a Reunião Nacional da ANPEd, entre os dias 22 e 27 de outubro, em Manaus (AM), na UFAM e na UEA. A temática central da reunião nacional foi Educação e Equidade: Bases para Amar-zonizar o país, e assume o formato presencial, após quatro anos consecutivos de reuniões da ANPEd no formato híbrido, sejam elas nacionais e/ou regionais.

O terceiro livro da coleção, Desafios para uma Formação Integral: Contribuições da Psicologia da Educação (Bernardes et al., 2023), integra as temáticas contempladas nas produções dos pesquisadores e pesquisadoras que apresentaram seus trabalhos na 15.a Reunião Regional Sudeste e é composto por três eixos, sejam eles: (a) Projetos de vida e sentidos de vida na escola: problematizações para a formação integral; (b) Processos pedagógicos na educação básica: aspectos do enfoque histórico-cultural para a formação integral; (c) Temáticas educacionais para a formação integral.

Considerações finais

Ao longo das apresentações das reuniões regionais da Anped Sudeste na última década, constata-se que alguns fatores de ordem institucional contribuíram para o desenvolvimento dos encontros de forma geral e, de forma particular, fatores específicos contribuíram para o desenvolvimento do GT 20 - Psicologia da Educação.

No campo institucional, verifica-se a abertura da ANPEd nas reuniões regionais, criando a possibilidade de participação de estudantes de graduação, de professores da educação básica, com vínculos em grupos de pesquisa participarem como coautores em trabalhos de pesquisas, além de estudantes de pós-graduação e pesquisadores professores do ensino superior. A ampliação do público participante do GT com apresentação de trabalhos contribuiu para que pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado, concluídos e em andamento, tivessem espaço para divulgação da produção do conhecimento nos formatos de comunicação e pôster.

Outra ação institucional, relacionada à descrita, é a possibilidade de apresentação de trabalhos para estudantes não associados à ANPEd, reduzindo o valor para a participação nas reuniões regionais. De forma semelhante, constata-se que, ao longo da pandemia de COVID-19, as reuniões regionais Sudeste, nos anos de 2020 e 2022, tiveram custos de inscrição reduzidos em virtude de os eventos serem online, alterando o modo de financiamento dos pesquisadores convidados e participantes.

A substituição de trabalhos completos por resumos expandidos, com claras especificações nos campos científico e acadêmico, contribuiu de forma acentuada para a ampliação das inscrições de estudos e pesquisas nas reuniões regionais. A implantação de resumos expandidos foi amplamente debatida e planejada pela diretoria da ANPEd nos últimos anos e deliberada nas reuniões nacionais. A implantação dos resumos expandidos ocorreu inicialmente nas reuniões regionais, que confirmaram a viabilidade da ação na submissão de trabalhos.

Na especificidade do GT 20 - Psicologia da Educação, desde o ano de 2018, na reunião regional ocorrida em Campinas (SP), a participação do GT de forma análoga às reuniões nacionais ampliou as possibilidades de parcerias acadêmicas e científicas e trabalho colaborativo entre pesquisadores, grupos de pesquisas e instituições de ensino superior.

Um dos produtos do trabalho colaborativo foi a ampliação da comunicação entre pesquisadores de diversas instituições de ensino superior, passando a ocorrer em espaços virtuais, como nas redes sociais, departamentos, programas de pós-graduação e grupos de pesquisas. Outro produto relevante foi a implantação da coleção Psicologia da Educação da regional Sudeste, atribuindo novos sentidos para a participação nas reuniões regionais. A possibilidade de publicação de textos completos, além dos resumos expandidos dos estudos e pesquisas apresentados nas reuniões, favoreceu o cumprimento de demandas para o exercício da docência universitária, assim como a produção e a divulgação de conhecimento acadêmico e científico.

Diante das condições concretas descritas, tanto no campo institucional, quanto no campo específico do GT 20 - Psicologia da Educação da ANPEd Sudeste, verifica-se que a produção e a divulgação dos resultados de estudos e pesquisas mencionam contribuições para a educação básica e da educação superior, em suas diversas modalidades, bem como para a formação de professores. Verifica-se também que o GT teve como um dos temas a melhoria da educação básica e o desenvolvimento psíquico das crianças, adolescentes e jovens. Também é recorrente a temática da formação de professores, inclusão, projetos de vida e sentido da vida nas escolas.

Sabemos que novos desafios estarão presentes nos tempos vindouros considerando as contradições no campo educacional, principalmente, no que tange às políticas públicas. A profusão de interesses presente no âmbito da educação nos instiga a aprofundar estudos e a ampliar as interpretações, dialogando com campos do conhecimento como a história, a filosofia, a sociologia e a antropologia da educação. E, nesse sentido, consideramos que Paulo Freire, patrono da educação brasileira, nos instiga a pensar que o caminho da educação é o caminho da crítica, da transformação, da conscientização e da libertação. Temos muito a construir nesse caminho, com contribuições do pensamento crítico e com as possibilidades de transformação humana e social que se faz presente na Psicologia da Educação.

2Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. ANPEd. https://anpedsudeste2014.wordpress.com/author/anpedsudeste2014

3Informações disponíveis no site: http://anais.anped.org.br/regionais/p/sudeste2020/normas.

4Informações disponíveis em: http://anais.anped.org.br/regionais/sudeste2020.

5Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Anais das Reuniões Regionais da ANPEd. ANPEd. http://anais.anped.org.br/regionais/p/sudeste2020/normas

Os textos deste artigo foram revisados pela SK Revisões Acadêmicas e submetidos para validação das autoras antes da publicação.

Referências

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Recebido: 30 de Maio de 2023; Aceito: 23 de Setembro de 2023; Publicado: 27 de Novembro de 2023

Endereço para correspondência Maria Eliza Mattosinho Bernardes; Marilene Proença Rebello de Souza Universidade de São Paulo R. da Reitoria, 374 Cidade Universitária Butantã, 05508-220 São Paulo, SP, Brasil memberna@usp.br

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