SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 issue1Sociology of Childhood: scientific field, steps and obstaclesCharter school: proposal, police networks and educational implications in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

SANTOS, Sandro Vinicius Sales dos  and  SOUSA, Ricardo Gonçalves de. Homens na docência da educação infantil: da memória bibliográfica ao estado da arte. Educação. Porto Alegre [online]. 2023, vol.46, n.1, e-44636.  Epub Mar 20, 2024. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44636.

O objetivo deste artigo é tentar construir uma memória coletiva da produção bibliográfica de pesquisas sobre homens na educação infantil por meio da análise de teses de doutorado e dissertações de mestrado publicadas em programas de pós-graduação no Brasil. Foi realizada uma busca bibliográfica no Banco de Pesquisa de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) onde foram encontrados 46 estudos (cinco teses e 41 dissertações de mestrado) publicados entre 1996 e 2022. Os resultados mostram que as pesquisas da década de 1990 abrangem a gênese dos estudos sobre os homens na educação infantil, enquanto trabalhos da década de 2000 mostram a inserção de professores do sexo masculino como fenômeno de gênero. Foi identificada uma vasta produção de pesquisas sobre homens na educação infantil entre 2010 e 2019, enquanto a década de 2020 é marcada pela intensificação da produção de conhecimento na área. Nas conclusões, discute-se algumas lacunas na produção acadêmica e a necessidade de ampliação dos estudos que evidenciem os rumos das pesquisas sobre homens na educação infantil na pós-graduação brasileira.

Keywords : professores homens; educação infantil; memória da produção acadêmica; teses e dissertações.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )