Reflexão e Ação
On-line version ISSN 1982-9949
Abstract
ARAUJO, Patrícia Cristina de Aragão and SANTOS, Jean Mac Cole Tavares. Ensinando história pelo olhar da diversidade eticorracial: leituras da formação continuada de professores. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.1es, pp.207-220. ISSN 1982-9949. https://doi.org/10.17058/rea.v21iesp1.0207.
Este texto analisa a temática afro-brasileira na escola a partir de reflexões em torno da formação continuada e do ensino de História. Nosso objetivo é, portanto, investigar a importância da inclusão do ensino desta disciplina nas discussões em torno da cultura afro-brasileira a partir da diversidade étnico-cultural existente na escola. Trata-se de uma pesquisa em desenvolvimento e aqui apresentamos as primeiras impressões de estudo, apoiamo-nos no referencial teórico dos trabalhos de Certeau, Cavallero, Lino Gomes, Freire e Cunha Júnior. Como abordagem metodológica, buscamos na etnometodologia, a partir do paradigma indiciário, à luz de Coulon e Guinzburg, perscrutando os indícios e vestígios que os textos nos apresentam. Os resultados preliminares apontam que a discussão da diversidade e sua dimensionalidade no contexto da escola, sobretudo no campo do ensino de História, podem ser ampliadas a partir da participação e ação pedagógica do/a professor/a contribuindo deste modo para o diálogo entre as diferenças e a minimização da exclusão e uma maior articulação dos saberes da cultura negra.
Keywords : Formação Continuada; Diversidade Étnico-Cultural; Inclusão; Ensino de História.