SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Reflections on the repertory in music education: filling the gap with contemporary musicMediating young people's musical listening: a proposal for music education in regular schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

MENDIVIL, Luzmila. Canções e aprendizagens na educação infantil. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.95-121. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.0095.

O artigo apresenta resultados parciais de uma análise crítica de canções coletadas em uma escola infantil estadual, localizada na região metropolitana de Lima. A partir da consideração das canções como discursos, revela a função das mesmas na educação infantil. Também apresenta análises de dados sobre as canções religiosas e das canções como formas de regulação da conduta de crianças, coletadas no trabalho de campo. A análise evidencia o uso instrumental das canções na prática educativa cotidiana, chegando a constituir-se como ferramentas de controle simbólico ao constituir uma forma mascarada de exercer poder sobre as crianças.

Keywords : Educação Infantil; Canções e Discursos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )