SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Countryside education and mathematics education: possibles interlacing.Sustainable development, limits and possibilities contradiction in capital: reflections from training in agroecology. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

KRAEMER, Celso  and  CAMPREGHER, Jeice. Regimes de saber/poder no discurso sobre avaliação da extensão. Rev. Reflex [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.99-117. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/Doi:10.17058/rea.v25i1.3406.

Este artigo discute os regimes de saber/poder atuantes nos discursos de avaliação da Extensão Universitária. A base metodológica é a arqueologia e a genealogia de Foucault. O material da análise foi extraído de um formulário em que professores propunham projetos de Extensão, numa universidade de Santa Catarina. São excertos de discurso que permitem rica análise dos regimes de saber/poder atuantes na Extensão Universitária. Pergunta-se que mecanismos internos e externos regulam as respostas dadas por professores a um formulário institucional sobre avaliação do acadêmico de Extensão? Tem-se como objetivo analisar no discurso sobre avaliação do acadêmico de Extensão, os regimes de saber/poder que o tornam possível. A análise evidenciou: o lugar institucional regula o discurso; há assimetria entre os sujeitos institucionais; dispositivos do poder disciplinar atuam sobre a avaliação; ela implica formas de condução da conduta; o conceito de participação evidencia um deslocamento do regime disciplinar para o regime maleável de poder, chamado de controle.

Keywords : Regime disciplinar; Regime de controle; Análise de Discurso; Avaliação da Extensão Universitária.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )