SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Popular educations paradoxes and its characters in times of progressive governments and coronavirusThe state of knowledge on the multifunctional resources rooms: the academic productions of the stricto sensu post-graduation programs in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Para além dos manuais: reflexões sobre o ensino de psicologia do desenvolvimento nas ciências da saúde. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.147-159.  Epub Sep 26, 2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.15408.

O objetivo deste estudo é refletir sobre o ensino de Psicologia do Desenvolvimento em cursos de graduação da área de ciências da saúde. Tal disciplina orienta-se didaticamente em torno das fases desenvolvimentais e das características atribuídas a cada etapa que balizarão a oferta de cuidado voltado às necessidades de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Discute-se que essa perspectiva está centrada no critério etário, desconsiderando outras descrições e outros marcadores, como a cultura. Deve-se ultrapassar uma ciência focada exclusivamente em determinados processos que tradicionalmente caracterizam o desenvolvimento, oferecendo condições para a emergência de uma ciência do desenvolvimento crítica.

Keywords : Psicologia do Desenvolvimento; Currículo; Ensino Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )