SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Education and work: technical education integrated to high school in federal institutions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

LIMA, Thamyrys Fernanda Cândido de  and  SILVA, Katharine Ninive Pinto. Ensino médio integral e trabalho docente: a produção científica em repositórios institucionais. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.10-25.  Epub Aug 24, 2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16181.

Neste artigo, apresentamos um levantamento da produção acadêmico-científica no campo de pesquisa sobre o ensino médio integral e suas repercussões sobre o trabalho docente. Como procedimentos metodológicos este trabalho pode ser definido como uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica. Os resultados indicam que existe um processo de precarização do trabalho docente no Brasil, caracterizando-se pela desqualificação e desvalorização docente, degradação das condições de trabalho, aumento da jornada e da flexibilização nas formas de contratação, fruto da adoção de políticas de cunho neoliberal, combinada à reestruturação produtiva do capital.

Keywords : Ensino Médio Integral; Intensificação; Precarização; Trabalho docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )