SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3High school and teaching: scientific production in institutional sourcesThe basic teaching center in the high school curriculum construction in a federal institution: advances and limitations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

SANTAROSA, Rafaela Batista  and  LEAL, Zária Fátima de Rezende Gonzalez. Educação e trabalho: ensino técnico integrado ao ensino médio dos institutos federais. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.26-40.  Epub Aug 25, 2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16358.

Este artigo analisa, por meio do referencial da Psicologia Histórico-Cultural, como os adolescentes, atendidos pela Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, dos Institutos Federais, compreendem a relação entre escola e trabalho. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com alunos de um dos campi do Instituto Federal do Paraná - IFPR. Demonstra o mérito desse modelo educacional em proporcionar o entendimento da relação entre conhecimento científico, desenvolvimento psíquico e compreensão da realidade, mas que, concomitantemente, concorre em desvantagem com uma visão utilitarista da escola.

Keywords : Educação e trabalho; Ensino Médio Integrado; Adolescência; Psicologia Histórico-Cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )