SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Integral education in high school: an essay around “commitments to the world work”Techonological teaching of the sistematization of nursing assistance relating theory and practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

CARVALHO, Isis Azevedo da Silva  and  GONCALVES, Suzane da Rocha Vieira. Reflexões sobre reforma do ensino médio - Lei 13.415/17 no Rio Grande do Sul. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.190-204.  Epub Sep 01, 2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16405.

O artigo aborda transformações propostas para as escolas de Ensino Médio, desencadeadas pela Lei 13.415/17. O estudo prima por investigar os movimentos iniciais no estado do Rio Grande do Sul em prol de colocar esta política em ação. Problematizamos esta proposta de implementação nos moldes propostos pelo governo. O Estado impôs alguns critérios a escolha de “escolas-pilotos”, com intuito de que estas sirvam de parâmetro para o restante das escolas implementarem a reforma. A proposta inicialmente indicava autonomia para as escolas organizarem seus currículos, mas ao longo do processo tem se apresentado a imposição das metodologias de discussão e de certa forma os “resultados” esperados.

Keywords : Reforma do Ensino Médio; Lei 13415/2017; Currículo; Escola Pública; Autonomia Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )