SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Transliteracy: learning and autonomy paths regarding desplacements in educationAesthetic education and affectivity: southing dialogues that (des)form education and transform reality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

GONCALVES, Fernanda Tarouco; CANTO-DOROW, Thaís Scotti do  and  COUTINHO, Cadidja. Atividade experimental problematizada: uma metodologia fundamentada por narrativa autoral. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.235-252.  Epub Oct 03, 2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16232.

Este estudo tem como objetivo descrever e analisar os princípios da Atividade Experimental Problematizada - AEP, considerando que o ensino experimental é uma tendência para motivar os estudantes para a aprendizagem em Ciências, em especial quando esse apresenta um caráter mais investigativo. Para tanto, o autor da AEP foi entrevistado e suas respostas foram submetidas à leitura e saturação teórica, emergindo uma Teoria Fundamentada nos Dados. Os achados, deste trabalho, levam à consideração da AEP como uma metodologia eficiente e atrativa para promover autonomia e gerar significados no processo de aprendizagem.

Keywords : AEP; Experimentação; TFD; Entrevista; Ensino de Ciências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )