SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Problematized experimental activity: a methodology based on author narrative“Mothers and fathers for democracy” and “a Children’s place is in the school”: an analysis of disputes about returning to school on Instagram author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

FERREIRA, Michelle Dantas; GUEDES, Adrianne Ogêda  and  SILVA, Edilane Oliveira da. Educação estética e afetividade: suleando diálogos que (des)formam a educação e transformam a realidade. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.253-266.  Epub Sep 05, 2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16083.

O presente artigo visa tensionar a relação entre Educação Estética e afetividade na formação docente e discente. Para tal, toma como referenciais principais Freire, Boaventura e perspectivas epistemológicas decoloniais em diálogo com duas experiências que acontecem em instituições públicas municipais do Rio de Janeiro, frutos das pesquisas de mestrado em Educação desenvolvidas pelas autoras em uma universidade pública municipal, que têm como desafio refletir sobre uma Educação pautada em relações estéticas, horizontais, democráticas, coletivas e afetivas, que (des)formam o olhar de adultos e crianças, tendo como fio condutor a amorosidade, o afeto e a esperança.

Keywords : Paulo Freire; Educação Estética; Afetividade; Dialogia; Epistemologias do Sul.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )