SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue3Aesthetic education and affectivity: southing dialogues that (des)form education and transform reality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

MACHADO, Roseli Belmonte; BORTOLAZZO, Sandro Faccin  and  SILVA, Isabela Dutra Corrêa da. “Mães e pais pela democracia” e “Lugar de criança é na escola”: uma análise de disputas sobre volta às aulas no Instagram. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.3, pp.267-281.  Epub Sep 06, 2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i3.16730.

A Educação brasileira tem sido impactada pela pandemia de COVID-19. Uma das formas de contenção foi o distanciamento social, que suspendeu aulas presenciais e ocasionou discussões. Esta pesquisa analisa dois movimentos gaúchos que estão nessa disputa, “Mães & pais pela democracia” e “Lugar de criança é na escola”, objetivando compreender os discursos que os constituem e modo como se organizam. Analisou-se suas postagens no Instagram, a partir das lentes dos Estudos Foucaultianos, com foco no conceito de governamentalidade. Nota-se que os movimentos se pautam no gerenciamento de riscos, se legitimando pelo uso das mídias, aporte em discursos de especialistas e na defesa dos direitos da criança.

Keywords : Discurso; Direitos da criança; Educação; Governamentalidade; Instagram.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )