SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3The IDB and secondary education in Latin America: promoting inequality, consensus for dualityEducative communities as methodological place in the social construction of knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

SUTTON, Liz Hamui; CADENA, Beatriz  and  RAMIREZ, Ashanty Herrerías. Sistematização de alternativas pedagógicas: campo de problemas, eixos de análise e experiências. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.3, pp.39-52.  Epub May 22, 2024. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17638.

O sistema escolar latino-americano foi acompanhado sempre por questionamentos e experiências educativas alternativas e abordagens pedagógicas, neste artigo apresenta-se uma abordagem inicial ao campo da sistematização de experiências pedagógicas. Revisita-se a proposta teórico-metodológica que a APPeAL construiu para resgatar a memória, os saberes, as práticas e o projeto de futuro das comunidades para a formação das novas gerações. Apresentam-se os eixos de análise para caracterizar as tendências da educação na América Latina e para exemplificar, um exercício de sistematização é abordado a partir da proposta dos professores de Oaxaca.

Keywords : Alternativas Pedagógicas; Sistematização; Categorias intermediárias; Experiências Pedagógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )