SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Neoliberal modernization and extension of the school day in PernambucoThe state of knowledge about the pedagogical practices that constitute socio-education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

ESTEVES, Pamela Suelli da Motta. Indisciplinas, conflitos e violências: uma compreensão do clima escolar. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.3, pp.200-214.  Epub June 21, 2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.16561.

Esse texto é um convite à compreensão da instituição escolar a partir da desnaturalização de sua universalidade e eternidade. O objetivo central é problematizar os conceitos de indisciplina, conflito e violência no cotidiano escolar. Nesse sentido, o texto convida para um olhar problematizador acerca das relações intersubjetivas que se constroem na escola e adverte a importância de compreender o conflito como pedagogicamente positivo para construção de um clima escolar democrático. O texto está fundamentado em uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes do Ensino Médio, docentes e gestores de uma escola pública de São Gonçalo, (RJ).

Keywords : Indisciplina; Conflito; Violência; Clima escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )