SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue57Identity(s), school culture and subjectivities: the threads that constitute the process of teacher socialization of Physical Education teachers beginners in the teaching careerThe conditions for Physical Education in state technical schools of São Paulo: a study on resources and school infrastructure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

BATAGLION, Giandra Anceski  and  MARINHO, Alcyane. O lúdico em contexto de saúde: inter-relações com as práticas humanizadas. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.57, e54349.  Epub Oct 15, 2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e54349.

O objetivo desta pesquisa foi analisar as concepções e as formas de utilização do lúdico por profissionais, que atuam na reabilitação de crianças com deficiência, em uma instituição de saúde estadual de Santa Catarina. A pesquisa configura-se como uma investigação de campo, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa dos dados. Para a coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada e observações sistemáticas. A análise de dados ocorreu por meio da técnica “análise de conteúdo”. As profissionais demonstraram visões semelhantes sobre o lúdico reconhecendo-o nos jogos e nas brincadeiras que propiciam prazer e diversão, porém, desconsideraram outras possibilidades de sua fruição, fato que, aparentemente, não influencia na utilização deste elemento no contexto investigado. Isto porque o atendimento humanizado é refletido na manifestação de elementos lúdicos geradores de benefícios em todos os aspectos da vida da criança.

Keywords : Crianças com deficiência; Humanização da assistência; Reabilitação; Jogos e brinquedos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )