SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue61Handball’s production in national journals: mapping and implications for pedagogical subáreaMarajoara fight: place or no place in the curriculum of a public higher education institution of the state of Pará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

COFFANI, Márcia Cristina Rodrigues da Silva  and  GOMES, Cleomar Ferreira. Reflexões, proposições e diálogos com as juventudes: dinâmica pedagógica e curricular da Educação Física no ensino médio. Rev. Motriviv. [online]. 2020, vol.32, n.61, e65923.  Epub Jan 01, 2020. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020.e65923.

O trabalho apresenta reflexões sobre o cotidiano escolar das juventudes, suas práticas culturais juvenis em (des) assentimento com os projetos educativos de Educação Física, a partir da investigação qualitativa etnográfica em escolas de Ensino Médio, em Cuiabá-MT. Participaram do estudo professores e “jovens alunos”, que adotou como instrumentos de pesquisa: análise de fontes documentais, observações descritivas e entrevistas semiestruturadas. Assinalam-se ausências e presenças de significações das aulas de Educação Física com a discussão da (in) legitimidade no Ensino Médio e seu “lugar” no projeto de formação cultural das juventudes. Sugerem-se possibilidades para (re) invenção de conteúdos e práticas pedagógicas que valorizem o ensino das práticas corporais a partir da leitura do corpo jovem.

Keywords : Educação física; Ensino médio; Juventudes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )