SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.90 issue224Mudanças curriculares e a noção de corpo no curso de fisioterapia da Universidade Estadual de LondrinaA arquitetura dos grupos escolares do Paraná na Primeira República author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

CUNHA, Marcus Vinicius da  and  GARCIA, Débora Cristina. A apropriação de John Dewey na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (1944-1964). R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2009, vol.90, n.224, pp.176-203. ISSN 2176-6681.

Analisa a presença de John Dewey nas páginas da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, por meio de 88 matérias que mencionam o filósofo no período de 1944 a 1964, no intuito de compor um quadro analítico- descritivo sobre os vários modos de menção ao pensamento deweyano. As matérias foram classificadas em três categorias, de acordo com a relevância do nome Dewey no corpo dos textos, visando compreender quais aspectos do pensamento do autor - políticos, filosóficos ou pedagógicos - foram privilegiados em cada uma delas. A discussão fundamentou-se nas noções de “apropriação” e “recontextualização”, em que se considera o uso que um autor faz das ideias de outro ao elaborar os argumentos que deseja comunicar aos leitores em defesa de suas teses.

Keywords : John Dewey; Periódicos Educacionais; Discurso Pedagógico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )