SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 issue229Iniciativas mundiales para mejorar la formación de profesoresOusadia emancipatória no ensino superior: relato de uma experiência didática no Campus Litoral da Universidade Federal do Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

LIBANEO, José Carlos. O ensino da didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de pedagogia. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.229, pp.562-583. ISSN 2176-6681.

Apresenta aspectos do ensino da Didática, das metodologias específicas e das disciplinas de conteúdos dos anos iniciais do ensino fundamental, visando analisar o lugar que elas ocupam em currículos do curso de Pedagogia e avaliar sua efetividade na formação profissional de professores. Em especial, avalia em que medida vem sendo valorizado, nesses cursos, o ensino de conteúdos das disciplinas do currículo do ensino fundamental (anos iniciais). A razão deste artigo se deve à constatação do quadro desolador da situação do ensino fundamental no País, o que remete à análise das condições de exercício profissional de professores, especialmente daqueles que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental. Trata-se de pesquisa documental referente à estrutura curricular e às ementas de 25 instituições de ensino que mantêm curso de Pedagogia.

Keywords : Formação de Professores; Curso de Pedagogia; Didática; Metodologias de Ensino; Relação Conteúdo-Método.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )