SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.91 issue229Práticas de letramento acadêmico de estudantes-convênio de graduação: uma análise das relações entre língua e identidadeO que é “desenvolver o raciocínio lógico”? Considerações a partir do livro Alice no país das maravilhas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

DIAS, Altamir Souto  and  SILVA, Ana Paula Bispo da. A argumentação em aulas de ciências como uma alternativa ao uso das novas tecnologias da informação e comunicação em cenários comuns à escola pública brasileira. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2010, vol.91, n.229, pp.622-633. ISSN 2176-6681.

Escrito a partir da experiência pessoal de um dos autores, constitui uma breve reflexão acerca do papel das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em cenários comuns à escola pública das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Sua realização foi motivada pela percepção de que as TIC têm recebido considerável atenção dos educadores, com muitos trabalhos voltados para o seu emprego educacional nos últimos anos, dos quais, contudo, limitada parcela tenha sido realizada com o propósito de refletir criticamente sobre esse emprego, conforme evidenciou a revisão bibliográfica da área. Assim, são expostos e discutidos nítidos exemplos de declarações irrefletidas sobre a utilidade das TIC no ensino de ciências, para, em seguida, sugerir-se, sem pretensão de apresentar recurso substitutivo, o desenvolvimento de atividades que envolvam a argumentação em salas de aula como alternativa de uso dessa tecnologia.

Keywords : Tecnologias da Informação e Comunicação; Argumentação; Ensino de Ciências.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )