SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 issue243Comparative education in Brazil: an agenda outlineAssessment of social impacts resulting from the internalization of the Universidade Federal do Ceará (UFC) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

AMARAL, Marcelo Parreira do. Tendências, desafios e potenciais da educação internacional e comparada na atualidade. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.243, pp.259-281. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/367213422.

Aborda a educação internacional e comparada (EIC) como disciplina acadêmica, considerando seus desafios e sua atualidade tanto no meio acadêmico quanto nos círculos políticos. Sugere uma definição de trabalho para a EIC enquanto campo de estudo e pesquisa e descreve tendências e desenvolvimentos nesse campo que se mostram entre os mais proeminentes nos últimos anos. O artigo discute alguns dos desafios centrais na atualidade para a comparação como método de produção de conhecimento e aponta os potenciais da EIC para o estudo da educação no século 21. Conclui que a EIC apresenta claros sinais de renascimento, com desenvolvimentos intelectuais importantes tanto na base conceitual e teórica quanto no repertório metodológico da disciplina, conforme ilustram as pesquisas multiníveis.

Keywords : educação internacional e comparada; Alemanha; Europa; comparação; pesquisa multinível.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )