SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 issue243Materials and teaching strategies in virtual learning environmentThe basis of knowledge of teachers, reflection and professional development: a case study on class diaries written by Chemistry teacher trainees author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

LIMA, Emília Freitas de. Análise de necessidades formativas de docentes ingressantes numa universidade pública. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.243, pp.343-358. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/337612864.

Discute pesquisa sobre necessidades formativas de docentes universitários. Entende necessidade como distância entre uma situação real e uma ideal, nos níveis subjetivo e objetivo (Benedito; Imbernón; Félez, 2001). Utilizou-se de questionário, com perguntas fechadas e abertas, aplicado a docentes recém-admitidos numa universidade pública. Os resultados contrapõem-se às demandas dos professores (nível subjetivo), voltadas notadamente para a dimensão técnica, a necessidade de a formação continuada considerar as características da universidade no/do mundo atual (nível objetivo), exigindo da função docente competência técnica e científica e atuação em dimensões igualmente importantes, como a cultural, a ética, a estética, a tecnológica, a ambiental.

Keywords : ensino superior; necessidade de formação profissional; formação continuada de professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )