SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 issue243The basis of knowledge of teachers, reflection and professional development: a case study on class diaries written by Chemistry teacher traineesThe practice of good Physical Education teachers from the perspective of high school students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

LEITE, Luciana Rodrigues  and  LIMA, José Ossian Gadelha de. O aprendizado da Química na concepção de professores e alunos do ensino médio: um estudo de caso. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2015, vol.96, n.243, pp.380-398. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/340312848.

Tem por objetivo promover uma reflexão a respeito de alguns aspectos relativos ao processo de ensino e aprendizagem da Química desenvolvido em uma escola de ensino médio do Nordeste brasileiro. Para isso, um estudo de campo foi conduzido por meio da aplicação de questionários a professores e alunos dessa escola. Os resultados das análises das respostas às questões revelaram alguns aspectos desse processo que merecem uma profunda reflexão. O gostar dos conteúdos da disciplina, por parte dos alunos, depende sobremaneira do desempenho e da segurança que o professor apresenta quando da exploração do conteúdo nas suas aulas. As metodologias de ensino diferenciadas e não tradicionais conseguem ser melhores instrumentos de estímulo e de motivação ao aprendizado da Química. As formações inicial e continuada não adequadas do profissional professor ainda continuam a ser um dos grandes entraves para a melhoria de nossa educação. Por fim, destacamos a deficiência que os alunos apresentam em conhecimentos explorados em outras disciplinas, por exemplo, Língua Portuguesa

Keywords : Química; ensino de Química; ensino e aprendizagem; educação básica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )