SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 issue246Family and school: crisis of participation in contexts of vulnerability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

WULF, Christoph. Antropologia: um desafio para a educação e o desenvolvimento humano. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2016, vol.97, n.246, pp.241-254. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/268330441.

Objetiva contribuir para a análise da relação entre antropologia, educação e desenvolvimento humano e aborda amplos panoramas do conceito de antropologia histórico-cultural. A antropologia inclui quatro paradigmas: o processo de hominização, o filosófico, o histórico e o cultural. Tais paradigmas correspondem a duas tendências contraditórias de desenvolvimento na globalização atual: uma é direcionada à uniformização, enquanto a outra se volta aos limites desse desenvolvimento e acentua as condições de diversidade cultural. Há uma dupla historicidade e culturalidade na antropologia que surge da historicidade e culturalidade das diferentes perspectivas de pesquisadores antropológicos e do caráter histórico-cultural dos conteúdos e dos temas de pesquisa. A relação entre pesquisa de uma única disciplina, interdisciplinar e transdisciplinar é uma questão fundamental na antropologia. Enquanto há muitas abordagens possíveis, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, como formas de organização, são particularmente adequadas para a pesquisa no campo da antropologia.

Keywords : antropologia histórico-cultural; desenvolvimento humano; transdisciplinaridade; historicidade; culturalidade..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )