SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 issue248Beginning teachers: analysis of scientific production concerning mentoring programs (2005-2014)School Trajectory of Students from Popular Classes and the Access to Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

VALENTE, Gabriela Abuhab. A religiosidade na prática docente. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2017, vol.98, n.248, pp.198-211. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i248.2874.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a presença da religiosidade na escola pública. Em um estudo de inspiração etnográfica, acompanharam-se duas salas de ensino fundamental I em um município de São Paulo, e foi possível observar que, diferentemente do que se imaginava, a religião não está presente na escola de maneira explícita, mas de forma oculta e difusa, como uma forte influência na prática docente das professoras e ferindo o princípio de laicidade do Estado. O texto se inicia com uma breve exposição dos pressupostos teóricos na área da sociologia da educação, segue com a exposição da prática docente de duas professoras e se consolida com a análise das formas de religiosidade presentes na instituição escolar.

Keywords : religiosidade; escola pública; laicidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )