SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 issue252The classroom as a technologically-equipped environment: thoughts on teacher training, teaching and learning in the early grades of basic educationGerman Historical-Cultural Anthropology of Education: theoretical and epistemological benchmarks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

POZEBON, Simone  and  LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira. A aprendizagem da docência de futuros professores no ensino de matemática: reflexões a partir de ações desenvolvidas na escola. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.252, pp.350-369. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3414.

Este artigo apresenta reflexões derivadas de uma pesquisa sobre formação inicial de professores no âmbito de um projeto de extensão de matemática. Objetiva-se discutir elementos acerca do processo de aprendizagem da docência de futuros professores, estudantes dos cursos de Licenciatura em Educação Especial, Matemática e Pedagogia, a partir de uma unidade didática sobre grandezas e medidas, desenvolvida pelo projeto. Os dados empíricos que compõem este artigo e a investigação que o originou foram coletados em quinze encontros realizados durante o desenvolvimento da unidade didática, e a análise realizou-se a partir da proposta de seleção de episódios. Especificamente, a ênfase foi dada às ações realizadas pelos futuros professores na escola, no movimento de desenvolver situações de ensino relacionadas ao conceito de medir. Orientadas em pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, as considerações abarcam três aspectos: o sentido atribuído pelos futuros professores às suas ações; as necessidades que os levaram a agir; e a apropriação do conhecimento matemático durante o desenvolvimento da unidade didática.

Keywords : aprendizagem da docência; atividade orientadora de ensino; educação matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )