SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.99 issue253The teaching of sociology in undergraduate nursing courses: discussing curricular possibilitiesA theoretical overview of research trends on the teaching of geometric transformations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

PULIDO, Josefa Rodriguez. Internacionalização e gestão integral na instituição superior: visão atual e implicações. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2018, vol.99, n.253, pp.649-658. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.99i252.3750.

Internacionalização e gestão integral são ideias que devem ser incorporadas nas metas das universidades. Europa, América e outros continentes têm implementado estratégias para o seu desenvolvimento durante décadas. Nesse sentido, na instituição superior, esse processo deve ser desenvolvido em todas e em cada uma das áreas de conhecimento, bem como nas disciplinas que compõem os cursos ministrados nas salas de aula da universidade. Para atingir os objetivos estabelecidos, requer-se uma excelente gestão por meio da governança. Neste artigo, forneceremos uma visão geral das implicações e modalidades de internacionalização, bem como algumas considerações sobre o significado da gestão integral e dos processos integrais que a instituição superior deve assumir.

Keywords : gestão; internacionalização da educação; universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )