SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 issue256The teaching of written Portuguese in deaf bilingual education: issues based on the narratives of teachers from Baixada FluminenseThe contributions of Pibid to the critical and social formation of the teacher: the experience of the Universidade Regional do Cariri author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

ALMEIDA, Anderson Magno de  and  AMBROSETTI, Neusa Banhara. Inserção na docência da Academia Militar das Agulhas Negras: a perspectiva dos professores. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.256, pp.594-611. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4209.

Este artigo teve como objetivo analisar os desafios de atuação docente, no contexto do ensino superior militar, na perspectiva dos professores da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). O referencial teórico apoia-se nas contribuições de autores que vêm discutindo o processo de inserção de profissionais e o seu desenvolvimento na carreira docente em instituições civis de ensino. Foi realizada pesquisa qualitativa, a partir da aplicação de um questionário (com questões discursivas e objetivas de múltipla escolha) e análise documental. A pesquisa contou com a participação de 47 docentes de um total de 95. O questionário foi respondido por meio eletrônico, sendo garantido o anonimato dos participantes. A análise dos dados demonstrou que 55% dos docentes que compunham a amostra foram graduados na própria instituição, portanto, vinham do ensino superior militar, enquanto 45% foram graduados em instituições civis. Os resultados demonstraram ainda que há diferentes percepções sobre o processo ensino-aprendizagem e sobre os desafios da carreira docente, no contexto do ensino superior militar, as quais podem estar associadas à trajetória acadêmica e aos vínculos institucionais anteriores.

Keywords : educação superior; ensino militar; desenvolvimento profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )