SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 issue256Debates on the moral education, character and conduct of the individual at the first decades of the twenties and their repercussions nowadaysTechniques for producing and processing qualitative data in theses and dissertations on digital educational technologies using action research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

SILVA, Alex Vieira da  and  SILVA, Givanildo da. O Planejamento da educação na contemporaneidade: a visão de gestores de escolas públicas de Recife e Olinda. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.256, pp.675-696. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4135.

Esta pesquisa se voltou para o estudo do planejamento da educação, tendo por foco o Plano Municipal de Educação das cidades de Recife e de Olinda. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem com caráter exploratório. Os sujeitos entrevistados foram três gestores escolares, quatro vice-gestores e quatro coordenadores pedagógicos de quatro escolas, sendo duas de Recife e duas de Olinda, os quais contribuíram para a concepção de planejamento educacional vivenciado em escolas públicas. Como principais resultados, foi possível perceber que os Planos de Recife e de Olinda sinalizaram uma concepção de planejamento educacional global, sistematizando diferentes dimensões para a concretização de uma educação pública de boa qualidade. Ficou perceptível que os gestores escolares das instituições pesquisadas não têm a mesma visão sobre o planejamento da educação apresentada nos Planos.

Keywords : escola pública; gestores escolares; planejamento; Plano Municipal de Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )