SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.100 issue256Educational planning in contemporaneity: managers’ vision over public schools at Recife and Olinda“I thought everything would be different there”: representations of Brazil and foreign countries among students from Universidade Federal de Viçosa - in the scholarship program Ciência sem Fronteiras author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

FALCADE, Andressa; FALCADE, Laís; ABEGG, Ilse  and  DALCIN, Eduardo. Técnicas de produção e tratamento de dados qualitativos em teses e dissertações sobre tecnologias educacionais digitais utilizando a pesquisa-ação. R. Bras. Est. Pedag. [online]. 2019, vol.100, n.256, pp.697-712. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i256.4141.

São muitas as técnicas de produção e tratamento de dados utilizadas em pesquisas qualitativas, como entrevistas, observações, diários de campo, fotografias, vídeos, entre outras. Essa grande quantidade de técnicas gera certa dúvida no momento de escolher quais se enquadram melhor na pesquisa a ser realizada. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo analisar as técnicas de produção e tratamento de dados empregados em dissertações e teses que tenham como concepção a pesquisa-ação. Para tanto, foi realizado um mapeamento sistemático dividido em três etapas: o planejamento, a realização/condução e a análise dos resultados. A questão da pesquisa a ser respondida com este mapeamento sistemático é: quais ferramentas e técnicas de produção e tratamento de dados são utilizadas em teses e dissertações brasileiras que abordam tecnologias educacionais digitais e têm como concepção de pesquisa a pesquisa-ação? A busca foi realizada no Catálogo de Teses e Dissertações (CTD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio da string de busca: “tecnologias” or “digital” or “virtual” and “pesquisa-ação” or “investigação-ação”. A fundamentação teórica deste estudo está amparada em autores que seguem a abordagem da pesquisa qualitativa em educação, como Flick (2004), Gatti (2002) e Gibbs (2009). Além disso, foi considerado para o desenvolvimento da pesquisa o autor Kitchenham (2004), que estuda o planejamento de mapeamentos sistemáticos. Após a leitura dos trabalhos selecionados, observou-se que as técnicas mais utilizadas foram a observação e a construção de diários de campo, complementadas por entrevistas, imagens e análise documental.

Keywords : pesquisa-ação; tecnologia educacional; produção e tratamento de dados.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )